[Resenha] As mil partes do meu coração - Colleen Hoover!

Título: As mil partes do meu coração 

Autora: Colleen Hoover 

Editora: Galera 

Resenha: Merit é uma adolescente que faz parte de uma família muito peculiar, não bastasse todas as indiferenças dos integrantes da família, bem como seus segredos, ainda vivem no que já foi uma igreja – ideia do seu pai! Para resumir essa família bem atípica, ela composta por Honor, sua irmã gêmea que há tanto não são mais as melhores irmãs que já foram um dia; Seu irmão Utah, que mal se falam e ela claramente acha que ele prefere sua irmã; sua mãe que, curada de um câncer, vive no porão da casa; seu pai, casado com uma nova mulher e que essa, por sua vez, já foi enfermeira da mãe (pasmem!); Mobi, seu meio-irmão... e como se já não fosse o bastante, mais dois membros se agregam à família: Sagan, um rapaz lindo e que ama desenhar e Luck, irmão da sua madrasta. Como já é possível notar, a família Voss está longe de ser perfeita!

Merit é uma garota que se sente invisível dentro da sua própria casa, é como se não se encaixasse ali. Nunca se sentiu amada e como forma de se sentir melhor com sua própria solidão, ela coleciona troféus que nunca ganhou. Isso mesmo, cada vez que as coisas não vão bem, ela sai atrás de um troféu novo num brechó e a sensação dessa aquisição lhe traz conforto imediato, ela se sente merecedora de algo, mesmo sabendo que não é verdade. E é numa dessas saídas que ela conhece Sagan, que lhe proporciona um momento incrível e lhe desperta emoções que jamais havia sentido... até descobrir que ele a confundiu com Honor, mora na sua casa sem que ela ainda tenha visto e é o namorado da sua irmã! 

Sagan lhe encanta em todos os sentidos. Dono de uma arte incrível, ela não consegue não se envolver. Mas infelizmente não pode haver qualquer chance de relacionamento entre os dois, por motivos que ela acha saber tão bem! 

A garota se anima um pouco com a chegada de luck, que mesmo sendo um garoto extremamente excêntrico, se preocupa com ela e tem facilidade em animá-la... tudo poderia ser perfeito, se com a chegada dele, mais segredos não fossem postos em jogo. 

Com um tempo a garota vai percebendo que se torna insuportável carregar seus próprios pesos e os segredos da casa inteira. Merit decide parar de ir à escola e como sempre achou que sua ausência sequer seria um dia percebido por alguém, toma uma atitude mais drástica que essa, mas antes decide que vai fazer uma carta para cada membro da casa e expor todos os segredos que eles carregam! 

E depois do grande susto com sua atitude e de todos terem lido as cartas, o que já era uma bagunça, se tornou muito pior. Segredos que até então uns não sabiam sobre os outros são postos em questão e tudo vira de cabeça para baixo. Mas como se é possível tirar grandes lições de situações ruins, isso também trouxe alguns encaixes. Com os segredos revelados também veio o desejo de mudança, o perdão, o reconhecimento e a esperança de todos para que pudessem, enfim, viver como uma família normal vive – mesmo com todo os defeitos, pois não há família perfeita, é sabido! 

No meio de grandes revelações Merit também descobre fatos distorcidos que teve sobre Sagan e sua irmã e aquela chamazinha lá no fundo, aquela que traz traços de esperança, reacendeu, proporcionando ao casal novas possibilidades! 


Achei uma história excelente, uma das melhores da autora porque além de ter um enredo amplamente original, é real! A imperfeição dos personagens diz muito sobre as possibilidades da gente lidar com isso, no dia a dia, em qualquer âmbito da vida. A família Voss é um exemplo clássico do que se passa em milhares de famílias pelo mundo, por fora parecem perfeitas, mas é na realidade que podemos notar o quanto podem ser quebradas por dentro e cheios daqueles que estão juntos, mas separados ao mesmo tempo. Convivem, mas não se conhecem! 

Achei a história pesada em alguns momentos e cheia de alguns gatilhos - é interessante salientar! Mas ao mesmo tempo nos mostra o quanto a falta de contato e de uma boa conversa pode interferir na vida do outro. Pontua com virtuosidade a importância de se olhar mais para os lados e ter mais empatia, o problema do outro pode acabar sendo o seu amanhã! Hoje é ele quem precisa, nada garante que amanhã pode não ser você! 

No mais, CoHo veio com mais um livrão, numa história que fala de rancor, desprezo, depressão, mas também fala sobre busca de identidade, esperança, amor e principalmente perdão - principalmente aquele que diz que temos que perdoar a si mesmos, para poder perdoar o próximo, afinal nem todo erro merece uma consequência...

6 comentários:

  1. Uau, que legal ver o quanto você gostou dessa história. Eu nunca li nada da autora, mesmo já tendo ouvido falar de vários livros dela. Acho que vou começar por esse.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay.
    Que bom que gostou tanto do livro. Eu particularmente evito ler os livros da autora. Já li vários e os que eu li ela romantizou muita coisa errada e por isso prefiro não passar raiva hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Adoro a autora, mesmo sabendo de todas as problemáticas na sua obra, porque acho que a escrita dela nos deixa muito envolvido. Mas, pra ser sincera, o único motivo pelo qual eu não favoritei esse livro foi porque achei que o final foi muito corrido... senti que grandes problemas se resolveram um pouco facilmente demais, sabe?
    Mas adorei saber que você gostou!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thay!
    A única história que li da Coho foi Nunca Jamais, que ela escreveu em colaboração com a Tarryn Fisher.
    Fora isso nunca li nenhum livro solo dela e fico um tanto quanto receosa por conta dos gatilhos. Mas que bom que foi uma leitura agradável para você :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    De início, achei esse livro meio 'absurdo', porém é da Colleen e eu permaneci firme e forte na leitura. NÃO ME DECEPCIONEI!
    Amoooo demais a escrita dessa mulher e ela sempre me surpreende! Mais uma leitura dela super intensa.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. E a autora nunca decepciona ne hahaha ainda não li nenhum livro dela mas tenho muita vontade de conhecer a escrita! Ela é famosa por trazer personagens bem reais e isso me encanta muito, são tentos livros que não sei por qual começar! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥