[Resenha] A guerra que me ensinou a viver - Kimberly Bradley!

Título: A guerra que me ensinou a viver

Autora: Kimberly Brubaker Bradley

Editora: Darkside Books


Resenha: 'A guerra que me ensinou a viver' faz parte de uma duologia e em seu primeiro volume "A guerra que salvou a minha vida" (resenha AQUI), conheceremos a história de Ada e James, duas crianças que após serem evacuadas devido a guerra, vão morar um Susan, uma mulher que de início se recusa a encarar aquela experiência, mas que com um tempo, ela, assim como as crianças, se entregam para o que o destino propôs e encontram naquela situação, muito mais do que esperavam. Encontram, uns nos outros, novos motivos para continuar vivendo e fechar as feridas!

No segundo volume, vamos encontrar uma Ada, mesmo ainda diante de muitas resistências, menos arredia e mais entregue ao que Susan a oferece. Encontraremos duas crianças que aprenderam, na dor, a se entregar ao novo. Neste volume a história tem início exatamente do ponto em que o primeiro parou e também é narrado pela perspectiva da pequena Ada.

Susan continua, de forma muito paciente, explicando aos irmãos tudo que eles desconhecem, que vão desde as coisas mais simples, às mais complexas, rendendo muitas vezes diálogos maravilhosos e muito divertidos.

“É possível saber um monte de coisas e mesmo 
assim não acreditar em nenhuma delas”

A guerra tem continuidade nesse volume e todos os dias parece ser mais um novo motivo para agradecer por estar vivo. Com a guerra, novas pessoas passam a fazer parte da vida de Susan e das crianças também, como a família de Lady Thorton - que é quem lhes dá um teto diante dos últimos acontecimentos no primeiro livro - e Ruth, uma garota alemã que chega muito assustada e mesmo gerando medo e curiosidade para uns e revolta para outros, com o passar do tempo passa a ser vista com melhores olhos.

E assim a história de Ada se desenrola. Com um tempo a garotinha vai dando o braço a torcer e começa a perceber que nem todo mundo é igual ou uma extensão do que a mãe dela foi para ela e o irmão. Seu coraçãozinho que, embora ainda assustado, estava fechado para novas perspectivas, começa amolecer e o que era medo, dia após dia, vai se transformando em lealdade a amor.

A guerra que me ensinou a viver é tão lindo quanto o primeiro. Kimberly conseguiu, mesmo diante da ótica de uma criança, nos ensinar lições valiosas de coragem e superação, é impossível não aprender alguma coisa com a Ada. Assim como conseguiu também nos envolver num tema forte e desastroso diante do cenário em que a história é ambientada, mas sem deixar o livro pesado ou devastante.

“É possível saber um monte de coisas e um 
dia, enfim, acreditar em todas elas.”

A edição beira a perfeição. Fiquei tão apaixonada pela diagramação desse, assim como fiquei do outro. A DarkSide sabe nos fazer amar um livro pelo conjunto, o trabalho inteiro está impecável, as fotos no final do livro nos aproximam ainda mais do enredo e nos dão um choque de realidade.

A escrita de Kimberly é majestosa e além de nos proporcionar uma leitura fluida e instigante, nos faz olhar para dentro. Ada encontrou o seu lugar no mundo e venceu a guerra que se travava dentro dela. Que possamos aprender nem que seja o mínimo com essa história que tanto abre nossos olhos da importância de pensar no outro e sermos melhores a cada dia - pensando no coletivo e também em nós mesmos.

Se o mínimo que esse livro tem para oferecer mudar uma coisinha que seja em cada um, quem sabe um dia ainda vivamos num mundo mais altruísta e de paz, onde travar nossa guerra interior seja simplesmente o maior dos problemas diante de todo o resto.

6 comentários:

  1. Oi Thay, tudo bem? Eu nem curto muito o tema de guerra, mas a duologia me encantou demais. Ada evoluiu muito durante os livros e é realmente uma história bonita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thay!
    Eu li o primeiro livro e amei! Gosto da temática de guerra e acho que a autora soube explorar o tema de um jeito muito bonito. Quero muito ler esse segundo volume!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Thay, eu li o primeiro e não gostei tanto assim. Por isso que nem quis ler essa continuação, mas fico feliz que tenha sido uma ótima leitura para você
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thay.
    Eu já ensaiei comprar essa duologia várias vezes. mas já viu os preços deles? E tem um deles que está até esgotado se não me engano e só se encontra por preços astronômicos. Deveriam fazer mais uma edição hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, concordo em relação aos preços!
      Comprei o primeiro volume pra dar de presente semana passada e sofri com a facada rs

      Excluir
  5. Olá,
    Que resenha encantadora. Tenho muita vontade de ler essa duologia e ter uma protagonista criança, em uma situação tão delicada, me encanta ainda mais.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥