[Resenha] Harry Potter e a Pedra Filosofal!

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autora: J. K. Rowling

Editora: Rocco

Resenha: Harry é um bruxo que depois de ter vivido desde muito novo na casa dos tios - que nunca foram amáveis e agradáveis com sua presença -, quando completou 11 anos foi chamado para estudar em Hogwarts, conhecer suas origens e se preparar para os desafios da vida de magia.


No trem ele já conhece quem vai estar ao seu lado durante toda sua trajetória. Ao cruzar com Rony e Hermione ele mal imaginava o quanto os três iriam cultivar uma parceria e uma amizade incrível. Ao chegar ao castelo ele percebe que além de um aprendiz de bruxo, ele é um fenômeno, já que é lembrado como o bebê que sobreviveu a um “duelo” contra “aquele-que-não-se-pode-mencionar” e que matou seus pais.

E o que se tem a partir daí são incontáveis aventuras. As crianças passam pelo chapéu seletor para que se definam suas casas e são destinados  - juntos - a Grifinória, Harry entra para o time de Quadribol - jogo dos bruxos, aprendem vários feitiços, entram em varias enrascadas, várias aventuras, se envolvem em várias descobertas e por fim vão parar em nada mais, nada menos que: um jogo de xadrez real para salvar a pedra filosofal.

Minha experiência com a leitura não foi muito diferente que a do filme. Fiquei tão maravilhada quanto e isso só reforçou o meu amor por essa história. A escrita de J. K. é envolvente e nos transporta para dentro da magia do cenário com extrema facilidade.

Você não precisa de muitos motivos para começar a ler Harry Potter, a fama - que faz jus a maravilha que o livro é - fala por si só.

Livro Recomendadíssimo


Minha história com HP:

É 2020 e eu tenho a impressão que li Harry Potter numa época em que todos os amantes daquela época já leram, mesmo sabendo que o sucesso do livro é atemporal. Acabo de ler o primeiro volume da série, mas minha história com HP NÃO é de agora!

O conheci através dos filmes, numa época que eu nem entendia direito o que eram as adaptações literárias. Numa época que, por não ter como ter os livros que eu queria e incrementar o meu amor pela leitura - que vem desde a infância -, eu sempre repetia incessantemente as leituras dos únicos livros que eu tinha.

Levei Harry Potter e a pedra filosofal pra assistir por indicação do dono da locadora, que eu, dispostamente, saia da minha cidade para ir em busca dos lançamentos na cidade vizinha. HP era o lançamento da época! Chegou por aqui junto com a fama das locadoras e a febre dos DVD's.

E depois do primeiro assistido, não parei mais. Assisti todos os primeiros filmes até entender de onde eles vinham e perceber que, independente das circunstâncias, eu preferia ler a assistir. Foi então que dei uma pausa - disposta a esperar o tempo que fosse necessário para fazer da forma como eu queria - ler e depois conferir a adaptação. Foi quando também ao mesmo tempo minha vida literária foi se expandindo e ficando mais fácil ter acesso aos livros. Então resolvi com total certeza: só veria o resto dos filmes depois que lesse a coleção inteira.
Isso não foi tão rápido como eu planejei. Tem quase 20 anos desde que eu conheci Harry Potter... Mas o importante mesmo é que agora SIM, vou conhecer o restante da história que ganhou meu coração - e do jeitinho que eu quero

Estou prontíssima. Que venham os próximos!

5 comentários:

  1. Olá, Thay.
    Sempre que vejo alguma postagem sobre eu quero reler os livros. Eu amo a saga e acompanhar essa turminha é um prazer. Do quarto livro em diante você vai ver que existem bastante diferenças entre os livros e os filmes e os livros são bem melhores hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Opa, tudo bem por aí?

    Ah, HP é um clássico <3 Eu estou relendo Harry Potter e a Pedra Filosofal, só que em inglês dessa vez, para que eu possa melhorar o meu vocabulário na língua e tal... E praticar também, né. Achei essa edição aí muito lindinha! Ainda bem que a Rocco tem investido em edições novas para os livros de HP, porque as primeiras que saíam por aqui eram péssimas comparadas às originais. Adorei o seu blog e acabei de segui-lo. Vou sempre dar uma passadinha aqui para ver os novos posts e deixar um comentário legal :)

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é uma viagem, não é? Amo esse universo. O primeiro livro nos introduz de forma perfeita e também é um livro que pode ser lido por todos. Fico feliz que tenha gostado.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Confesso que só assisti os filmes da saga! Mas nunca é tarde para começar não é mesmo?! Haha
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  5. Eu amooo Harry Potter, e esse box da Rocco ficou muito lindo!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥