[Resenha] O Diário de Nisha - Veera Hiranandani!

Título: O Diário de Nisha 

Autora: Veera Hiranandani 

Editora: Darkside Books 

Resenha: O Diário de Nisha, como o próprio nome sugere, narra pela própria Nisha - em forma de diário -, sua jornada junto à sua família, na busca pelos seus lugares no mundo e em meio a uma guerra gerada por um conflito político-religioso que após a Índia se tornar independente do governo da Inglaterra, foi dividida em duas repúblicas: Índia e Paquistão, provocando uma guerra terrível entre Hindus e Muçulmanos


Nisha vive com seu pai, sua avó paterna e seu irmão gêmeo, Amir! Sua mãe morreu ao dar a luz a eles e assim, ela e seu irmão vivem aos cuidados destes desde sempre. A casa ainda conta também com a presença de Kazi, ajudante da família e a quem Nisha tem uma ligação muito forte ao ponto de sentir que é a pessoa que mais lhe entende na casa. Kazi foi quem deu para a garota o diário, como forma de ajudá-la a se comunicar mais, uma vez que Nisha sempre foi uma garota tímida, que tem dificuldade de se relacionar, de se expressar e pouquíssimo fala. É em seu diário que a garotinha de 12 anos consegue conforto e lidar melhor com a ausência da mãe, além de se sentir mais perto dela, já que o diário é escrito como se estivesse escrevendo-a. 

A ideia era narrar para “a mãe” tudo que acontece no seu dia - mostrando como se sente como forma de desabafo - e narrando o seu cotidiano sem grandes novidades. Com a narração dela vamos conhecendo mais da família e da cultura deles e o que ela não esperava era que tão logo começaria transcrever os registros de um enorme conflito que mudaria para sempre a vida da sua família! 

Em meio ao caos que a partição da índia gerou, a família decide – por instinto de sobrevivência – atravessar a fronteira rumo à nova índia, onde eles estariam num lugar que, diante das imposições daquela sociedade, estariam onde deveriam estar. E assim a família parte deixando tudo: a casa, os amigos, seus pertences, sua história. 

Nisha não entende os desdobramentos político-religiosos diante de um momento tão decisivo da história e essa carga que ela tem de lidar, mesmo sem saber o porquê de estar fazendo, deixa tudo ainda mais dramático. Sua história nos comove por inteiro, porque ao passo que ela luta contra seus conflitos internos, o exterior lhe apresenta um conflito ainda maior para suportar. 


A jornada é mais dramática do que se previa. Os dramas que a família de Nisha vai encontrando pelo caminho nos dão uma ideia do quão difícil é abandonar suas raízes e fugir para um futuro até então, incerto. E para completar, em uma travessia onde passa a faltar absolutamente tudo e só a coragem, força e união os manterão vivos! 

Um tipo de leitura que facilmente te transporta para outro tempo, país e cultura. Amei saber um pouco sobre a Partição da Índia que é um fato histórico que matou pelo menos um milhão de pessoas durante a travessia e que eu não tinha absolutamente conhecimento algum. O coração apertou quando parei para pensar nas milhares de famílias que tiveram de deixar suas histórias para trás em busca de um novo lar num país dividido pela guerra! 

A autora retratou a dura realidade da Partição de forma majestosa e a sua mensagem sempre vai ficar impregnada na cabeça de quem a ler. Através da história de Nisha aprimoramos a empatia e nos despertamos ainda mais para o desejo de um mundo mais pacífico e igualitário... num livro que é um verdadeiro tesouro e que além disso, nos mostra também que a vida pode ser realmente dura e em todos os níveis e nuances, mas se você tem com quem contar, o fardo se torna só mais um detalhe. 

9 comentários:

  1. Olá, Thay.
    Esse livro está na minha lista desde que lançou e ainda não consegui comprar. Fico sempre esperando um precinho camarada e acaba ficando lá no carrinho hehe. Porque além da edição estar linda só li resenhas positivas dele até agora. Mas vou ler ainda um dia. Adorei suas fotos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!! Eu também demorei de comprar por esse mesmo motivo!
      Fica de olho nas promos, ele vale demais a pena ser lido ♥

      Excluir
  2. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Amazonas da Sorte

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thay!
    Achei a premissa bem interessante, apesar de fugir de leituras mais tristes e dramáticas. Não sabia sobre esse conflito e fico aflita só de imaginar.. :(
    Amei a sua resenha!

    Beijos! Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Eu também não conhecia!
      Então você vai gostar bastante, tenta ler ♥

      Excluir
  4. Parece ser um drama que prende muito o leitor e faz suspirar. Tenho vontade de ler, mas sei que terei muitas lágrimas para secar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    Esse, é um livro que vai mexer muito comigo!
    Acho a edição maravilhosa e certeza que lágrimas irão rolar.
    Uma ótima dica, uma pena que nunca entra em promoção, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Dark são geralmente bem carinhos mesmo, mas fica de olho nas promos, ele vale a pena ♥

      Excluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥