[Resenha] Um Lugar Bem Longe Daqui - Delia Owens!

Título: Um Lugar Bem Longe Daqui 

Autora: Delia Owens 

Editora: Intrínseca 

Resenha: Kya é uma criança de 6 anos que desde muito cedo teve de lidar com o abandono e a aprender a se virar. Primeiro abandonada pela mãe, que sem olhar para trás, sequer disse adeus aos filhos e depois abandonada pelos irmãos e pelo pai alcoólatra - que um a um -, foram seguindo seus rumos sem se importar se a caçula ficaria sozinha - no barracão -, em um brejo. 


A criança cresce sem qualquer companhia, sem tecnologia, sem escola, tendo que se adaptar àquela vida para sobreviver, indo em busca do seu próprio alimento, tornando o brejo o seu único lar. E é maravilhoso notar que a partir dali ela consegue crescer criando uma conexão imensa com a natureza e com tudo acerca dela. 

“A natureza tinha cuidado dela, protegera-a e fora sua professora 
quando ninguém mais quisera fazê-lo.” 

Como em meio a qualquer tempestade, a gente sempre consegue tirar algo bom, algumas - boas - pessoas cruzam seu caminho e dois personagens ganham destaque junto com ela: Tate, um garoto que conheceu enquanto dava uma volta de barco e com quem cultivou uma bonita amizade. Tate lhe ensina a ler e lhe ajuda muito com alimentação. E Pulinho, dono de um posto. É um bom homem, lhe ajuda com gasolina e compra os frutos do mar que ela pesca para vender. 

Paralelo a isso: alguns anos depois, com Kya já bem crescida, a história nos apresenta um mistério! O corpo de um rapaz fora encontrado no mesmo lugar em que Kya vive e há a existência de um colar nele, o que sugere que esse rapaz morto tinha - ou já teve -, algum vínculo com ela. E várias hipóteses são levantadas acerca desse fato que, as autoridades sequer conseguem definir como acidente ou homicídio. Não há provas sobre o porquê e como aquilo aconteceu e tampouco, provas concretas que liguem Kya ao caso. Porém, é pra cima dela que as autoridades vão, com o objetivo e pressa em concluir o caso - uma vez que trata-se da morte de uma pessoa influente no vilarejo. 

Diante disso, vamos de um lado acompanhando as investigações do caso, o infeliz julgamento que as pessoas tinham com Kya e que, diante desse preconceito, só ofereciam maldade para quem era para eles somente a Menina do Brejo. E do outro vamos vendo o crescimento da personagem, que cresce não só como pessoa, mas como artista. Ninguém melhor que ela conhecia cada criaturinha que no brejo nascia e crescia, então ninguém melhor que ela para colocar aquilo no papel. Ela só precisou de alguém que notasse isso e a fizesse reconhecer o dom que ela tinha... e assim nasceu a Kya escritora. 

É impossível não sentir empatia pela personagem, principalmente porque acompanhamos de forma tão minuciosa o sofrimento, carência e batalha dela pra tocar a vida sozinha. Você se envolve – inevitavelmente – com sua história de vida e num nível que é impossível também não torcer, sob quaisquer circunstâncias, por ela! 

As revelações perto do final trouxeram um plot twist inacreditável. O desfecho do assassinato, aliado ao desfecho de Kya criou uma atmosfera genial e inigualável que só se estendeu com maestria até a última linha. 

Kya foi uma personagem que, definitivamente, foi uma das melhores que já conheci. Guerreira, inteligente, sagaz, corajosa e ousada! A autora soube desenvolver perfeitamente bem o crescimento e amadurecimento dela e quanto mais lembrarmos dessa personagem e da vida que ela levou, mais iremos amar a menina que teve que lidar desde muito criança com a solidão e se tornar parte da natureza para sobreviver. 

Delia Owens soube equilibrar bem o mistério e o drama e sua escrita foi um dos elementos que mais gostei nesse livro. Que autora gigante e maravilhosa! Um enredo surpreendente em que o drama em nada ficou forçado ou cansativo e o mistério em nada ficou a desejar - numa trama interessante, criativa, movimentada e até poética. As cenas em que presenciamos essa pegada mais intimista e reflexiva, só acrescentou à história. As descrições acerca da ambientação foram de uma feição incontestavelmente perfeita! 

Essa resenha é de uma leitura de 2020 e que, inclusive, foi uma das melhores do ano. Kya é uma personagem que ficará marcada para sempre na vida de quem conhecê-la, numa história que vai te fazer refletir por muito tempo - principalmente sobre empatia, possibilidades e sobre como coisas tão pequenas podem fazer uma diferença enorme na vida de alguém! 

Livro de mensagem maravilhosa. Para quem soube apreciar.

8 comentários:

  1. Oie ^^ Tudo bem?
    Vi esse livro ontem e já fiquei interessada. Imagino o sufoco que a protagonista passa com as acusações e com a vida que ela leva.
    Espero poder ler o quanto antes.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, priscila!
      Ele é MARAVILHOSO!
      Espero que você consiga ler logo ♥

      Beijuuuu :*

      Excluir
  2. Oi, Thay!
    Já tinha ouvido falar no livro, mas tive uma ideia totalmente diferente da história real! Achei que fosse mais um drama melancólico e jamais imaginei que tinha um mistério no meio :O
    Sua resenha me deixou curiosa e vou querer ler essa história também!

    Bom final de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal que consegui te passar uma ideia melhor do que se trata! Tenta ler, vale muito a pena ♥

      Excluir
  3. Oi Thay,
    Eu já li e gostei bastante!
    Estou empolgada com a adaptação, é uma história instigante e envolvente. Impossível parar de ler! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEM ME FALA EM ADAPTAÇÃO!!
      Tô roendo as unhas de ansiedade ♥

      Excluir
  4. Já vi muitos comentários positivos sobre o livro, parece ser muito bom! Gosto muito de acompanhar personagens que passam por dificuldades e como eles evoluem e crescem em meio a isso. Parece ser uma leitura emocionante, e esse mistério só me deixou mais curiosa sobre! Vou colocar na listinha <3
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay!
    Muita gente falou maravilhas sobre esse livro!
    A primeira vista ele não me atrai tanto, mas já gostei que vc contou que ele tem um mistério e o final é muito bom.
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥