[Resenha] 1984 - George Orwell!

Título: 1984

Autor: George Orwell

Editora: Faro Editorial

Resenha: Narrado em terceira pessoa e trazendo como tema principal a Liberdade, o autor vai nos contar a história de Winston, que diante do que vive, imagina uma sociedade no futuro onde não exista nenhum tipo de liberdade. Winston trabalha para um ministério dentro de um governo totalitário, comandado por seu líder, o Grande Irmão, que controla absolutamente tudo, até o passado, num governo que tem como lema “Aquele que Zela por Ti”.


A função de Winston dentro desse Ministério é editar reportagens antigas, alterando os fatos para que tudo esteja de acordo às exigências do Grande Irmão, alterando a memória da população. Ironicamente – ou não – o nome do Ministério que Winston trabalha se chama Ministério da Verdade, muito embora a única e absoluta verdade que existe é a do Partido atual.

E essa verdade é escancarada para as pessoas toda vez que cada um deles, dentro das suas próprias casas, são obrigados a ficar vendo - no que eles chamam de teletela -, a foto do Grande Irmão, ou propagandas do seu Partido o tempo inteiro, que empurra suas verdades guela abaixo a cada um dos habitantes daquela superpotência, mas com um detalhe ainda mais assustador: Não é só o morador que assiste à tela, essa mesma tela também os assiste, ou seja, as pessoas são monitoradas e intimidadas 24 horas por dia.

E diante de governos totalitários e das superpotências estarem rendidas a esses governos, as pessoas não têm muito o que fazer. Desanimado quanto a isso, o protagonista só segue trabalhando e sempre sem muitas expectativas sobre nada... até que o que ele menos esperava acontece: ele se apaixona por Júlia, sua colega de trabalho, mas não sabia ele tudo que iria enfrentar para sustentar esse amor. Primeiro porque: O governo não permite qualquer tipo de afeto entre as pessoas e segundo: as pessoas obrigatoriamente só devem amar O Grande Irmão.

Para fechar o leque dos problemas, Júlia é uma mulher rebelde, isso mesmo, ela odeia o Grande Irmão e todo o seu governo totalitário, o que já é um crime por si só, uma vez que lá também existe a Polícia do Pensamento e se ela for denunciada por odiar o Grande Irmão, a mulher pode até morrer.

Em contrapartida também existe o grupo dos rebeldes e Julia apresenta para Winston como funciona e o homem, cansado de viver pressionado a aceitar o sistema vigente, se insere no grupo para também transformar-se em um inimigo do Partido.

Mas será que isso vai dar certo? Para descobrir eu convido vocês a ler esse grande livro.

Acho George Orwell extremamente inteligente! Já estive em contato com a escrita do autor quando li “A revolução dos bichos” e acho os dois de uma crítica muito bem colocada ao socialismo. Como todo livro que é indiscutivelmente bem escrito e que tem por trás GRANDES autores, são consequentemente mais difíceis de ler e com esse aqui não seria diferente, eu já sabia o que esperar! 1984 não nos proporciona uma leitura muito fluida, o que não significa que é uma leitura ruim, muito longe disso. Com uma proposta ousada, o livro nos apresenta um enredo complexo por trás de uma obra muito bem desenvolvida diante de sua genialidade e grandiosidade.

Um livro necessário demais, principalmente diante dos cenários políticos atuais, é um livro que veio para nos fazer valorizar ainda mais a nossa Liberdade (enquanto temos). Liberdade de viver, liberdade de ser, de sentir, liberdade de expressão. Nos mostra o quanto foi difícil conquistar tudo isso, para que nunca deixemos que isso se perca novamente.

9 comentários:

  1. Oi, Thay. Tudo bem? Tenho bastante curiosidade em ler este livro, mas ainda não tive oportunidade. Parece excelente. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oieee, quero muuito ler ele, parece impressionante, gostei também dessa edição.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Só li esse título do George Orwell e adorei como é uma história que vai ficando cada vez mais incrível de absurda na reta final.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thay! Tudo bom?
    Esse e A Fazenda dos Animais são excelentes. Eu conheci a escrita do Orwell ano passado pra um desafio de clássicos, e é pesado o quanto tudo que ele fala é tão atual.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay, tudo bem?
    Esse livro é uma obra-prima. Mas, na verdade, Orwell era socialista; ele fez críticas a quem deturpou o sistema por meio de seus livros. Eu acho genial como ele pega o totalitarismo e transforma o absurdo em algo tão crível (como os Ministérios da Verdade, do Amor e etc). Admiro demais essa obra!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler os livros do Orwell, mas ainda não li nenhum. Só pela sua resenha já fiquei tensa com a história e com aquele receio de um dia virar nossa realidade.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  7. Oi
    esse ano eu li a revolução dos bichos e já tenho 1984 e preciso muito ler esse livro, inclusive já tenho mais preciso do momento certo para ler, realmente o autor é muito inteligente. Que bom que gostou da leitura.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que legal, comecei a ler este livro ontem e estou gostando bastante. super recomendo a leitura dele.

    Meu blog: Vidmate 2023 App

    ResponderExcluir
  9. Your posts are great, I'm following your blog and enjoying it a lot!! Congratulations!

    My blog: como assistir vídeo em alta resolução

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥