[Resenha] Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson!


Título
: Garotas de Vidro 

Autora:  Laurie Halse Anderson

Editora: Novo Conceito

Resenha: O livro é narrado em primeira pessoa por Lia, uma adolescente que após uma aposta com Cassie, sua melhor amiga, para ver quem ficava mais magra, decidem fazer um pacto para juntas, serem as garotas mais magras da escola. O que aparentemente parecia uma proposta boba se tornou o mantra das duas amigas que não conseguiam mais discernir o que era saudável, do que poderia ser um problema e assim mergulham num poço onde nem todas tiveram a mesma força para voltar à superfície.

Com uma narrativa voltada para os dilemas da protagonista, Garotas de Vidro nos mostra a força que há em uma amizade mesmo com seus altos e baixos, nos mostra o quanto ter metas, ou até sonhos - mesmo que utópicos - juntos com uma amiga, torna tudo mais sólido. Poderia ser uma história de companheirismo, de refúgio, lealdade... Isso se Cassie não tivesse sido encontrada morta em um quarto de motel. E como se isso já não fosse muito, ela descobre que a amiga antes de morrer a telefonou – necessariamente – 33 vezes. E é com essa premissa que o drama de Lia tem início.

Assustada e lutando contra todos os seus fantasmas anteriores, aliados a uma família que está longe de ser perfeita, com um pai ausente e uma mãe controladora, Lia vive da constante frustração que é achar que não serve para nada, que tudo está errado com ela e que ela só traz problemas para todos. Quase recuperada de uma internação por seu distúrbio alimentar e paciente freqüente das sessões de terapia, ela vive o drama das vítimas que são escravas do próprio corpo e de todas as limitações de uma vida saudável. Lia quer ser boa em algo e encontra nesse problema a válvula de escape para provar a si mesma que pode pelo menos ser boa em diminuir seu peso e viver bem comendo pouco – ou quase nada, sustentando o mecanismo que foi plantado em seu consciente de que estar vazia é ser forte.

Para Lia, ter o controle da sua alimentação lhe traz força e o controle sobre si mesma. Vencer a fome é ter poder! E é aí que paramos para pensar no quanto um problema pré-existente de autoestima, impotência, vulnerabilidade ou até complexo de inferioridade pode desencadear outros problemas ainda piores, quando pessoas como Lia sentem a necessidade de provar algo para si mesmas para assim mostrar que não são tão vulneráveis quanto parece. E aí conseguimos também “entrar na mente” da personagem e entender todas as suas paranóias, medos, fraquezas e cobranças.

No desenrolar da história conhecemos a vida das amigas à partir das lembranças de Lia... E a morte de Cassie passa a ter mais força, nos mostrando o quanto esse acontecimento fatídico influenciará na vida e no futuro da personagem, que além de ter de suportar todos os seus dramas, precisa se livrar da culpa que passou a carregar nas costas pela morte da amiga. Sem falar das lutas para evitar as recaídas.

Achei uma cartada inteligentíssima da autora em abordar um tema como esse que não é muito visto por aí. Com uma rotina turbulenta após a morte de Cassie e abalada emocionalmente, Lia se vê contando com muito mais intensidade as calorias do que ingere, fingindo comer, fingindo estar bem, fugindo dos conselhos de todos e deixando-se cair em todos os buracos que um problema como esse abre... Além do fantasma de Cassie que vez ou outra volta para atormentá-la dizendo estar com saudades e que está a esperá-la, tornando a mente da protagonista muito mais perturbada aliada ainda a todas as vozes que escuta dizer ao seu ouvido, “por que você não atendeu a ligação?

Para tanto, é nessa turbulência que nossa protagonista se vê à beira de um precipício e nós podemos sentir com clareza a sensação de alguém à beira da morte. A autora descreveu muito bem as cenas finais quando Lia vê de perto o seu próprio fim e quando Cassie finalmente parte de verdade.
Ainda vale ressaltar a relação tão singela que Lia tem com sua meia-irmã e com sua madrasta, o que deu todo o diferencial. Jennifer foi uma personagem secundária que contribuiu e muito para o sucesso da protagonista, mesmo estando em meio a guerra familiar que era os pais da Lia.

No mais, uma história esclarecedora e intensa sobre um problema tão grave e que pouca gente dá a devida importância. Uma história que nos sufoca e nos leva a sofrer junto com a personagem, mas retrata com clareza a situação das milhares de Lia’s que existem por aí, muitas vezes incapazes de lutar para salvar a si mesmas, seja porque não tem apoio, ou porque a sociedade está ocupada demais com problemas irrelevantes.

– Desculpe – eu digo. – Desculpe por não atender o celular.
Os olhos dela brilham como estrelas.
– Desculpe por não ter ligado antes.

Finalizo com esse quote, que indiscutivelmente foi a parte que mais me tocou na história toda. Deixando claro o quanto o apoio, a mão estendida de alguém - seja lá quem seja – na hora certa, pode ser aquela luz no fim do túnel que todo mundo com esse tipo de problema precisa, mas que infelizmente estão muito doentes para se darem conta disso quando o tem. E totalmente desorientados e frágeis quando não o tem.

20 comentários:

  1. Nossa cara! Que livro incrível!
    Fiquei apaixonada, sério mesmo. Pelo que entendi, uma aposta mudou completamente a vida de Lia e de Cassie (que acabou morrendo). \o/ Fiquei com muita vontade ler ele. Fiquei apaixonada na capa também!

    Um beijo!
    MEU BLOG

    ResponderExcluir
  2. Esse livro esta na minha lista de leitura a tanto tempo que tinha até me esquecido kkkk
    Depois da sua resenha bateu a vontade de ler!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Uau, esse livro parece ser incrível e ao mesmo tempo, triste. Além de trazer um tema bastante atual em vários lugares do mundo.
    Adorei a sua resenha <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thay!
    Na época que esse livro foi lançado, eu não sabia muito bem do que se tratava, até ver algumas resenhas. Agora, ele circula na lista dos desejados.
    Curti muito sua resenha! Ficou bem boa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    Nossa que livro intenso :O
    Adorei a temática, realmente é um tema não tão abordado nos livros assim.
    Vai para a lista de leitura.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Apesar de ter uma temática bem importante a ser abordada, esse não é o tipo de leitura que curto. Acho que esse livro tem uma função de conscientizar bem importante.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Esse livro é maravilhoso. Lembro de que quando li ele, não consegui nem fazer a resenha porque não consegui colocar no texto tudo o que estava sentindo. Eu que já sofri de bulimia, sei que essas doenças podem ser terríveis. Parabéns a autora pelo tema abordado e parabéns a você pela ótima resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser incrível! Interessante como uma "aposta" pode mudar completamente a vida das personagens e o desenrolar do livro parece ser incrível também, daqueles que prendem o leitor até o final.
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. EU QUERO ESSE LIVRO.Uma amiga já me falou sobre esse enredo incrível e estou muuuito afim de lê-lo,rs.

    Gostei da resenha e me fez ficar com mais vontade *_*

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus! Que livro!

    Achei a capa muito linda e a sinopse convidativa. Então li sua resenha: fiquei encantado! Por isso preciso ler este livro!

    Beijos,
    Danny
    Participe do SORTEIO de Abril no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Se tem um livro que tenho muita curiosidade em ler, é este. Não tenho ele ainda, mas quando tiver, vou devorá-lo no mesmo momento em que chegar em minha casa, hahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser lindo. Adoro histórias sobre amizade e essas coisas :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  13. Olá, flor, tudo bem?

    Já ouvir ótimas criticas sobre este livro, parece ser uma estoria tão triste me se trata de um assunto bastante serio! Eu particularmente adoro a capa, mesmo sem ter o lido o livro acredito que faz todo o sentido, adorei a resenha e pretendo Lê-lo, mas não agora.

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thay!

    Que história maravilhosa! Eu não sabia que o livro tinha essa tematica, que sensacional!
    Adoro livros que nos fazem sentir a angústia dos personagens, o que parece ser mesmo exatamente o caso.
    A resenha ficou ótima.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é tocante, sua resenha me fez voltar a sentir as emoções que vieram a mim quando estava lendo esse livro. Garotas de vidro é tocante, perturbador, desesperador. Deveria ser um livro didático, pois o tema abordado é a nossa realidade atual.
    Amei ler essa resenha ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!! Tudo bom?

    Eu tenho esse livro há muito tempo na minha estante, mas nunca tinha parado para ler uma resenha do mesmo e a sua me conquistou de uma forma que me deixou ainda mais ansioso para conhecer a história do livro já que ele trata de um assunto que não é muito abordado. Com certeza lerei!

    Abraços!
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  17. Fiquei bastante interessada!!! O livro parece ser fantástico!!!

    Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
    Até lá!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante esse livro ! Sua resenha me fez sentir vontade de ler "Garotas de vidro" imediatamente, pois aborda vários assuntos que acho interessante.
    Beijos <3
    http://ideias-alternativas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Faz milênios que tento juntar coragem para ler esse livro e então quando eu menos espero ele volta a minha vida através da sua resenha... Nossa, de certas coisas não adianta fugir, elas vem até você!

    Adorei sua resenha, bastante franca e explicativa!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥