[Resenha] As Crônicas de Miramar - O Segredo do Camafeu de Prata!


Título:
As Crônicas de Miramar - O Segredo do Camafeu de Prata.

Autor: Flávio St Jayme e Wemerson Damasio.

Editora: Chiado Editora.

Resenha: As Crônicas de Miramar tem início nos apresentando Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel, cinco adolescentes com histórias diferentes e um único destino. Narrado em terceira pessoa por diversos pontos de vista, os autores nos transportam para uma aventura cheia de adrenalina e mistério. Eu não gosto muito de narração em terceira pessoa, mas preciso declarar o quanto fiquei contente de ter desfrutado de uma narrativa tão envolvente que me prendeu logo nas primeiras páginas.

Liz e Sara se mudam para o local por indicação dos diretores das suas respectivas escolas que sugerem aos seus pais que Miramar será um lugar melhor para elas, um lugar para “gente como elas”. Para evitar assim que seus filhos – que possuem habilidades especiais, cada um à sua maneira – sofressem algum tipo de repulsa, tanto da escola quanto da sociedade, eles resolvem aceitar a proposta que lhes é feita: A de se mudar para Miramar e desfrutar, não só da proteção do lugar para seus filhos e a prática para as suas habilidades, mas do conforto e vida próspera que é oferecida para todos. Por outro lado, Daniel – com um pouco mais idade que as garotas – chega à Miramar por livre e espontânea vontade depois de descobrir o lugar por uma falha no sistema do local e insistentemente pedir que os aceitem lá, conseguindo a autorização no mesmo tempo das meninas. E com base na ida desses três jovens para o local até então desconhecido, a história tem início.

Miramar é um lugar que não existe no mapa e onde quase ninguém sabe da sua existência. Governada por uma mulher poderosa e respeitada, Miramar tem Caroline Corin como sua principal porta-voz do lugar, tendo ela o total e absoluto controle de tudo e de todos que o habitam.  Um lugar dotado de mistérios, surpresas e segredos aliados ao presente e também ao passado de alguns deles, gerando descobertas que vão movimentar toda a trama... Fazendo os amigos descobrirem assim, que o principal motivo que movimenta aquilo tudo, são eles mesmos.

Enquanto os três estão a caminho do lugar, em Miramar alguns moradores já aguardavam ansiosamente a chegada dos novatos. São eles, Daniel e Isaac que são melhores amigos e já entendem “um pouco” do que acontece no lugar e assim já identificam suas próprias habilidades. Após a chegada dos novos moradores, Liz e Sara - que se conheceram no caminho -, acabam tendo simpatia imediata pelos garotos, que juntos começam a construir uma bela história de cumplicidade. Em contrapartida, Gabriel não se interessa muito em fazer parte do grupo e acaba se juntando aos três garotos populares da escola, aquele típico grupinho que todo lugar tem e que se destaca, seja por serem os valentões e irritantes ou simplesmente, os preferidinhos da direção do lugar. São eles, Arthur, Erick e Jhonatan.

No desenrolar da história os jovens vão descobrindo mais do lugar, dos seus dons, de Caroline e dos segredos que acobertam o local. E no decorrer com que os fatos vão surgindo, mas eles querem saber do porquê de estarem ali e de serem tão diferentes das outras pessoas.
O pontapé inicial na busca de respostas tem início quando um certo dia, enquanto conversavam no pátio da escola, o grupo avista uma garota chamada Amanda que segundo informações dos garotos, sempre foi muito solitária. Questionada por viver sempre isolada, a garota explica que prefere não se apagar a mais ninguém depois de ter se encantado por um garoto e este ter sumido sem dar notícias. Esse fato, aliado ao sumiço da própria Amanda dias depois – até então, nova amiga do grupo – é o que leva os amigos a perceberem que as coisas são e/ou podem ser, ainda mais estranhas do que aparentam. Intrigados com o desaparecimento da mais nova amiga, o grupo passa a se questionar porque as pessoas daquele lugar vão embora do nada, muitas vezes da mesma forma que chegam. E detalhe, sem ter a chance de se despedir.

Esse agravante leva a história a um desenrolar incrível e na busca de um desfecho que pode ser tão necessário quanto sombrio. Nesse tempo Gabriel se junta ao grupo de Daniel e com as informações de ambos, se unem rumo às descobertas que evidentemente rondam a escola em que estudam e a casa de Caroline, tão quanto o relicário que Liz encontra em seu quarto, a que nomeia de Camafeu e que contém duas fotos, uma de uma mulher e outra de um garoto, e que este dirá muito mais do que eles estão procurando.


Livro de leitura fácil e altamente fluida. As Crônicas de Miramar nos puxa para dentro da história de forma avassaladora. Enredo de personagens instigantes e muito bem construídos, todos com pitadas nas suas doses certas de coragem e diversão. Uma ótima opção para quem gosta de uma boa aventura e mistério. Os autores estão de parabéns pelo belíssimo trabalho, que não só nos envolve por completo, mas ainda nos deixa querendo ler o próximo livro urgente. Assim, descobrir os desfechos e entender o porquê de quase tudo que ronda Miramar, torna A Ilha dos Esquecidos de leitura obrigatória – próximo volume da série.

15 comentários:

  1. Ahh que legal que o lugar é governado por uma mulher poderosa! E bom saber que é uma leitura que flui, acho que vou curtir o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thay!
    Achei tendência do lugar governado por uma mulher hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay! Eu estava mesmo querendo saber mais sobre o livro, gosto deste estilo de história e pretendo ler assim que tiver a oportunidade.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay,
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa dele.
    só não leria nesse momento, mas vai para a lista para ler depois.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei conhecer o livro, mas nunca tinha nem ouvido falar, e a sua resenha ficou muito boa e seu blog é lindo, eu estou seguindo para não perder nada daqui, se puder retribuir o carinho ficaria muito feliz ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parece uma leitura divertida e cheia de aventura. Boa para quando estamos de ressaca literária, né? rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas resenhas quem me fazem ter vontade de ler o livro. haha
    Parabéns !
    Interessei muito na história, gosta dessa pegada misteriosa de descobrir coisas. rsrs'
    Beijos <3
    http://ideias-alternativas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thay, tudo bem?

    Nossa, quantas aventuras, hein? Eu já tinha visto a capa desse livro e tinha achado a mesma muito infantojuvenil. Entretanto, apesar do enredo ser, de fato, mais juvenil, gostei bastante da sua resenha.
    Também não curto narrativas em terceira pessoa. Mas em alguns casos isso funciona bem, né?


    Beijão
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse livro hein! Adoro esse tipo de história com mistério e aventura.
    Gostei muito da resenha, vou procurar mais sobre ele!
    Amei o blog e já estou seguindo!!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei de conhecer. Ele parece ser bem legal e cheio de aventuras, acho que irei gostar.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Olá, flor, tudo bem?

    Já ouvir falar sobre este livro faz um tempinho, adoro gênero de aventura, principalmente quando encontro uma boa dose de mistério! adorei as fotos.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do livro, gosto muito de livros com o gênero de aventura e a capa do livro é bem fofinha também.

    Tem novidade lá no blog:
    http://florescendo-m.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Flor, também amei o sei blog, amo ler e já estou seguindo pra não perder mais nada, um super beijo!

    Blog Coisas de Jana

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua resenha. Parece ser um livro fofo de ler. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥