[Resenha] Ventos Nômades - Manuela Marques Tchoe!

Título: Ventos Nômades

Autora: Manuela Marques Tchoe

Editora: Pedragon


Resenha: Ventos Nômades é um livro incrível que reúne alguns contos.
São 10 contos para ser mais precisa – escritos por Manuela Tchoe, que de forma sagaz descreve os mais diversos locais e culturas. Sua narrativa envolve um misto de sentimentos, alguns contos abordarão a saudade, outros, amores impossíveis, improváveis. Outros, despedidas e mais tantos outros sentimentos que explanam com muita propriedade uma descrição genial dos fatos - assim como também o seu talento com as palavras.

Os contos nos apresentam além dos mais diversos locais, diversos acontecimentos que cada um – na sua forma singular – nos passa uma emoção diferente, em histórias que falam de amor, amizade, cultura, despedidas, erros, escolhas, aventuras, amadurecimento e principalmente saudade.

Os contos que mais gostei foram: Tempestade de areia, Meia-noite na fronteira, Quando me deixei levar pelo abraço do mar e Milagre na terra dos orixás.
Os outros contos se intitulam de Milagre na praça do rei; A dançarina de pedra; À sombra da cerejeira; O vermelho de todas as coisas; Olho no olho, polvo com repolho; O anel de Salomão.

A narração é bem diferenciada, ora pela ótica masculina, ora pela feminina. Ora em primeira pessoa, ora em terceira e eu achei isso super bacana porque a autora soube escolher a narração certa para cada conto - que teve como objetivo nos deixar mais próximos das emoções dos personagens. Achei de uma cartada genial.

Igualmente como ela conseguiu associar as andanças dos personagens e suas vivências ao ponto marcante do livro que são as relações. Tanto com outrem, quanto de encontro com seu próprio EU. É um livro que nas suas mais belas formas, além de tudo que já foi citado, fala da busca de identidade, fala de escolhas, experiências de vida, sejam elas certas ou erradas. Fala de se permitir, de buscar o novo. De relações feitas e desfeitas e todo o seu entusiasmo e desprendimento acerca delas.

Manuela tem uma escrita aconchegante e sabe como envolver o leitor, levando-o de forma muito fácil a visualizar até os cenários que foram escolhidos. Com uma narrativa leve, nos toca ao ponto de nos sentirmos conectados com suas histórias. É possível ver sentimento, ver plenitude. Sua narrativa é perspicaz e sutil ao mesmo tempo. Ela mostrou conhecimento e afinidade com as palavras e não bastasse a qualidade dos textos, os relatos nos levam a sentir com muita intimidade a genialidade dos contos.

Para quem aprecia bons contos, aqui está uma ótima recomendação. Só não se assuste se depois de ler te der vontade de largar tudo e sair por aí seguindo os bons ventos, haha.

9 comentários:

  1. Oi Thay. Contos, crônicas e afins.. já tentei ler e não deu certo, mas admito que a tua resenha me deixou muito interessada nesse livro. Acho que a questão da ambientação em cenários diversificados com a capacidade de levar o leitor a se sentir nesses locais é o que mais chamou a minha atenção. Adorei essa capa, tô babando por ela aqui! Vou anotar a dica, obrigada pela indicação.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay!
    Não conhecia a autora e nem o livro.
    Mas parece ser muito legal! Sempre gostei muito de contos ♥
    P.S: Amo a sua escrita e amo o seu blog!
    Beijos!
    Outono Literário

    ResponderExcluir
  3. Oiii Thay

    Eu achoq ue é um livro especifico pra quem realmente aprecia contos e histórias curtas. Infelizmente, comigo não funciona. Quem sabe um dia.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Juliana

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    não conhecia o livro e acho que nunca esbarrei com nada dele pela blogosfera, por isso fiquei surpresa e feliz com a sua resenha. Parece ser uma ótima dica, vou deixar anotado aqui.

    Já estou seguindo o blog

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thay.
    Eu amei essa capa e acho que leria só por ela hehe. Não sou muito fã de livros de contos, mas me interessei por esse, principalmente pela autora conseguir envolver o leitor nas histórias. Talvez eu leia ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. que bacana a dica, adorei! e a capa é super linda!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi Thay, tudo bem?
    Não costumo ler muitos livros sobre contos mais achei a proposta de “Ventos Nômades” interessante, sem falar que a capa é linda. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥