[Resenha] A Garota no Gelo - Robert Bryndza!

Título: A Garota no Gelo

Autor: Robert Bryndza

Editora: Gutenberg

ResenhaEm “A garota no gelo” somos apresentados à detetive Erika Foster, que foi convocada pelo Superintendente Marsh para liderar e investigar um caso de desaparecimento e posteriormente assassinato. A filha de um poderoso político, Andrea Douglas-Brown, fora encontrada morta e de forma brutal, no gelo, numa área do Horniman Museum, um museu em Forest Hill.



Erika está retornando ao trabalho após um tempo longe do serviço, ela vem se recuperando do seu último trabalho em que houve um fim desastroso e que entre as vítimas estava seu marido, também detetive, Mark Foster. A moça sabe que não será fácil, pois além das suas próprias feridas ainda estarem abertas ela terá de lidar com uma pressão muito grande tanto dos superiores, quanto da imprensa, porque trata-se de um assassinato envolvendo pessoas influentes.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas em alguns capítulos veremos uma narrativa voltada exclusivamente para o assassino - a quem o autor se refere como “A figura”.
Com o desenrolar vamos conhecendo mais da vida que Andrea tinha, seu círculo de amizades e conhecendo mais da sua própria família. E é aí que vamos nos dando conta de que, mesmo aparentemente a família da moça e a própria imprensa passarem a ideia de que ela tinha uma vida perfeita, vamos descobrindo que de onde as coisas pareciam mais certas, é que começam a sair todos os suspeitos, o que vai nos mostrando com clareza todas as pontas soltas que o crime e a vida de Andrea tem - assim como a forma com que foram contados.

O suspense é eletrizante e quanto mais a nossa detetive adentra e cava mais fundo, mais suspeitos e mais perguntas surgem, nos levando a descobertas chocantes, inclusive uma relação direta do assassinato em questão, com a morte de mais três prostitutas, todas mortas da mesma forma.

O mistério é sustentado de forma majestosa, quanto mais a investigação avança, as provas são coletadas e vários interrogatórios são feitos, novas pistas são reveladas e quando a gente acha que o caso está se fechando, ele se abre novamente e novas cartas são postas à mesa, confundindo nossos palpites e as milhares de possibilidades que a gente cria, nos afastando do real assassino.

O desfecho foi incrível, os últimos capítulos tem uma adrenalina de tirar – literalmente - o fôlego. A narrativa tem um ritmo alucinante que nos suga para dentro da história e é impossível não torcer pela detetive e para que o assassino seja encontrado e pague pelo que fez.

A garota no gelo é uma ótima indicação para os amantes do thriller, porque aqui temos todos os ingredientes de qualidade que uma trama assim exige e que os leitores que amam decifrar crimes, procuram. A detetive é maravilhosa, uma personagem impecavelmente bem construída e aproveitada, que - mesmo com suas dores - conduziu o caso com toda sua garra e passando por cima de todos que tentaram lhe impedir de chegar a um desfecho. Uma personagem admirável, assim como todos os personagens secundários que também cumpriram seus papéis. Andrea faz uma investigação brilhante e de todos os thrillers que já li, ela foi – de longe – uma das que mais gostei. E como se já não fosse muito, o autor escreveu mais dois livros em que a reencontraremos em novas aventuras e eu já desejo todos.

No mais, só queria acrescentar que Robert Bryndza nos brindou com um verdadeiro thriller, daqueles em que são dosados muito bem os momentos de tensão, pressão e adrenalina - nos despertando a curiosidade - numa escrita altamente envolvente.

2 comentários:

  1. OIiieee Thay

    Eu também quando li gostei bastante do livro, acho que o ponto que mais gostei foi a própria Erika Foster, ela é humana, com falhas e virtudes e isso a fez bem crível, quero ler os outros livros da série

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay!
    Adoro essas séries de thrillers que seguem com os mesmos detetives, hahah
    Nunca li nada desse autor e gostei de ler sua opinião, obg pela dica!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥