[Resenha] Uma mulher na escuridão - Charlie Donlea!

Título: Uma Mulher na Escuridão

Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial


Resenha: “Uma mulher na escuridão” - novo livro do aclamadíssimo Charlie Donlea - nos traz mais um suspense com muito dinamismo. Aqui, temos mais uma vez e com grande propriedade, todos os requisitos que um bom suspense exige: um enredo chocante e de mexer com a cabeça de qualquer um e ao mesmo tempo descobertas de nos deixar estagnados. Tudo muito bem dosado e bem trabalhado, o que nos leva ao clímax de adrenalina e nos tira da zona de conforto sem esforço algum.

Rory Moore é uma investigadora forense e após recentemente perder o pai - que era advogado - fica encarregada de organizar seu escritório e dar destino aos seus casos, encaminhando-os para outros advogados. Depois de estar afastada das suas funções, por problemas pessoais, é convocada a assumir um caso de assassinato que ocorreu no ano anterior e que, Walter Byrd, o pai da vítima, suplica por justiça. Ter aceitado investigar o caso da garota assassinada até a recoloca novamente em seu cargo, mas é um caso intrigante do seu falecido pai, ocorrido há 40 anos e que nunca houve solução – tão quanto nunca pareceu tão atual -, que a recoloca na ativa e em total adrenalina, afinal o caso está para ser reaberto e o acusado prestes a ser posto em liberdade condicional.

O caso em questão trata-se da prisão de um sujeito apelidado de Ladrão, que fora acusado pelo assassinato de Angela - único caso convincente o suficiente para prendê-lo, embora na época houvesse denúncias da própria Angela de que ele fora o responsável pelo desaparecimento de cinco mulheres em Chicago, todas desaparecidas nas mesmas proximidades e nas mesmas circunstâncias. A denúncia ocorreu quando a moça, ávida por justiça àquelas mulheres, enviou para a polícia um pacote com várias provas que ela tão bem se empenhou em coletar desde o início dos desaparecimentos e isso também se torna o principal motivo pelo qual, sem muitas explicações e de forma repentina, a moça também desaparece - levando o Ladrão a ser condenado apenas por esse crime. Como nunca houve nenhum corpo sendo reconhecido como o de alguma das garotas desaparecidas, nunca puderam responsabilizá-lo por tais casos.

Com uma narrativa - típica do autor – que intercala entre presente e passado, o enredo vai nos apresentar, no presente, as novas descobertas de Rory ao remexer nos arquivos do seu pai, os quais a faz se questionar porque ele aceitara trabalhar naquele caso de assassinato por tanto tempo e que logo adiante descobriria que se tratava de um assassinato em série. Ao passo que, no passado, vamos conhecendo mais de Angela Mitchell e da sua curiosidade aguçada que a levou ao desdobramento do desaparecimento das mulheres daquele fatídico verão de 1979, comprometendo assim a sua própria sobrevivência.


Agora Rory precisa estar cara a cara com o sujeito acusado de matar Angela, o mesmo que tanto deseja que ela termine o trabalho que o seu pai começou: provar que Angela Mitchell está viva e que ele é inocente. Com isso, quanto mais Rory cava fundo para tentar descobrir tudo que está por trás do sumiço de Angela e tentar entender a ligação de tudo aquilo com o seu falecido pai – e talvez com ela mesma - vamos vendo um enredo que a princípio nos ofereceu inúmeras interrogações e espaços, fechar todas as arestas e caminhar para num desfecho eletrizante, onde podemos ver as várias histórias que aparentemente nem imaginávamos haver quaisquer ligações, unir as pontas e se interligar de forma a nos deixar chocados - para não dizer apavorados.

Uma mulher na escuridão é mais um livrão com um enredo extremamente novo, ousado, denso, instigante, marcante, intenso e até doloroso. Donlea construiu um cenário incrível, várias vezes vocês pararão a leitura e tentarão visualizar tudo que meticulosamente ele criou e que tão facilmente nossa mente consegue recriar. Eu posso facilmente explicar até a “geringonça” que o assassino criou para suas vítimas. É sinistro de tão bem descrito e é uma riqueza de detalhes de cair o queixo!
De enredo atrativo, um cenário policial de desestruturar até o mais tranquilo dos leitores, personagens bem desenvolvidos e aproveitados, - que até os de menores participações tiveram um papel importante para o desfecho - e um assassino com práticas altamente peculiares, contribuem para a criação de um dos melhores suspenses da atualidade.

Acompanho Charlie desde A GAROTA DO LAGO e digo com segurança que ele tem evoluído muito como autor, se eu já o admirava desde a publicação do seu primeiro livro, hoje já nem tenho mais palavras para enaltecê-lo, mas ainda na minha pequenez, nunca cansarei de tentar mostrar ao máximo de pessoas que eu puder, que as suas histórias merecem ser lidas.
Eu sempre elogiei – acredito já ser algo batido em minhas resenhas – que eu o acho inteligentíssimo. Só um autor com muita dedicação escreveria tão bem sobre algo que nem faz parte da sua rotina. Charlie é desses! Ele sai da sua zona de conforto e sempre vai além. E cada vez que ele se permite ousar mais um pouquinho, eu fico aqui, ainda embasbacada com sua escrita e suas tramas - mesmo já estando lendo o seu quarto livro.

(...) sua escrita é sagaz e ‘Uma mulher na escuridão’ só veio para reafirmar sua aptidão para tramas bem estruturadas e que possuem pitadas de cada ingrediente necessário para que sejamos facilmente arrebatados e nos mantenhamos aficionados com os desdobramentos, tão quanto extasiados e perplexos à espera dos desfechos - num livro extremamente envolvente.
Cheguei ao final do livro e só consegui aplaudi-lo. Charlie vai alçar voos ainda mais altos e que sorte a minha ter a oportunidade de acompanhar isso tudo de “perto”.

Se você é fã do gênero (e se não for também), aqui está uma leitura imperdível!



Ps. 1 – A Faro, de forma brilhante, irá lançá-lo simultaneamente com o exterior! Já imaginou você apreciando a leitura juntinho com os gringos? É isto! Que presentão, eu fiquei um nojo <3

Ps. 2 - Uma mulher na escuridão será lançado dia 20.05, mas já está em pré-venda, você já pode comprá-lo. E tem mais, está rolando cupom de desconto: 10% de desconto na compra do livro, basta usar o código MULHER10 e é válido até o dia 26.05, não perde tempo não!

5 comentários:

  1. Oi Thay

    eu n sou tão fã do gênero mas o Charlie me conquistou hehehe
    tô com um livro dele p ler e já qrendo tudo que venha a seguir
    hehehehehhe
    eu adoreeeeeei essa capa!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thay

    Eu preciso muito desse livrão, estou apaixonada pela trama e cada resenha que leio me deixa ainda mais ansiosa porque sei que vou gostar muito deste novo do DOnlea. Dica anotada.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. THAAAAAAAAAAAAAY!!
    Comecei a gostar do Charlie por sua causa!!
    Agora não laro mais ♥ ♥ ♥ ♥
    QUERO ESSE AÍ PRA ONTEM!!

    Beijooooooooooooooooooos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu conheci esse autor com o livro Deixada para Trás, e recentemente li outro dele, Não Confie em Ninguém, que eu gostei demais também!
    Eu amo histórias desse tipo, e tenho gostado demais da escrita desse autor, porque realmente nos faz embarcar de cabeça na história, nos deixa intrigados, ansiosos por saber o final kkk
    Esse livro com certeza já está na minha lista!

    bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥