[Resenha] O Lado Obscuro - Tarryn Fisher!

Título: O Lado Obscuro

Autora: Tarryn Fisher

Editora: Faro Editorial

Resenha: O Lado Obscuro nos apresenta Senna Richards. Nossa protagonista é uma escritora de prestígio e famosa por seus best-sellers. Sua vida nunca foi um mar de rosas e sente-se uma mulher solitária onde encontra refúgio no seu escritório dedicando-se aos seus livros... mas no dia do seu aniversário, algo surreal acontece! Senna acorda em um local totalmente estranho. É uma casa no meio do nada e em meio a uma grande nevasca. O cômodo onde ela está não tem janelas e como saída só há um alçapão embaixo do tapete é aí que a sua ficha cai: ela foi sequestrada e não faz ideia de onde está.


Buscando uma forma de sair dali e entender melhor como tudo aquilo aconteceu, ela abre essa porta no chão e vai explorar o ambiente. E sem sequer conseguir pensar quem poderia cometer tal atrocidade, ela adentra os outros cômodos da casa a procura de respostas - que conforme vai explorando o local, mais espantada fica. Ao chegar às janelas percebe que lá fora não há sinal de absolutamente nada que não seja neve. É quando nessa busca por algum sinal que comprove que ela está mesmo sozinha na casa, ela encontra em um dos quartos um homem amarrado à uma cama. É Isaac! Se já era estranho encontrar mais uma alma vivente dentro daquele lugar, constatar que a pessoa se tratava de alguém que ela já conhecia – dos dramas do seu passado - tornou tudo ainda mais enigmático.

Senna sempre foi uma mulher que tem dificuldade em confiar nas pessoas e devido a essa resistência – consequência de marcas duras da sua trajetória -, sempre procurou manter todos longe, sua barreira emocional a faz machucar antes que seja machucada. Isaac apareceu em sua vida em um desses momentos sofridos e um elo foi criado entre os dois, mesmo com toda aversão dela. Por sua vez, Isaac sempre foi para ela o tipo de pessoa que não oferecia ajuda, ajudava. Não perguntava se podia fazer algo por ela, fazia. Mas por escolha dela mesma, o afastamento entre eles, mais cedo ou mais tarde, aconteceu. Agora depois de algum tempo estavam ali, trancafiados no meio da neve, sem saber como foram parar lá e sem entender o porquê de ter sido justamente com eles.

Quem os colocou lá? Como conseguiram? Por quais motivos? Eles iriam sair com vida ou os colocaram ali para morrer?

Após libertar Isaac e procurarem instrumentos para uma possível defesa caso o sequestrador aparecesse, eles continuam explorando o cativeiro até se certificarem que o raptor pensou em tudo! Não havia qualquer chance de saída. Além de ter se preocupado em abastecer o local com bastante lenha para lareira, garantiu energia elétrica, estoque de alimentos, roupas de frio e água. Isso os deixou mais assustados porque o estoque sugeria mantê-los abastecidos por muito tempo, o que os fez se questionar há quanto tempo o raptor estaria pensando em deixá-los ali.

O livro é dividido em três partes e em uma dessas, a narrativa se volta para o passado para que entendamos melhor o vínculo entre os personagens. Os outros, nos mostra de forma dura, a luta dos personagens para sobreviver num lugar daqueles. Nos mostra melhor como tudo foi meticulosamente arquitetado pelo raptor, num jogo da vida real, onde eles tinham que entender o porquê de cada detalhe moldado naquela casa e que muito dizia sobre a relação dos dois e principalmente a história de vida dela. Eram enigmas que ao serem descobertos garantiriam a liberdade deles.

Conforme o tempo foi passando – meses, para ser mais precisa – os suprimentos foram acabando e a situação foi ficando cada vez mais difícil, pois além de lutar contra os estresses diários, agora ainda haveriam de lidar com situações como fome, frio, doença... e o pior: a perda da esperança de um dia sair vivo dali.

Senna tem alguns comportamentos que analisados tanto no passado, quanto no presente, não nos faz – de antemão - torcer por ela, é o tipo de personagem que não se conecta muito com o leitor. Mas no final, quando você de fato entende que seus comportamentos são justificáveis, a gente abre um pouco o coração e até se comove. A quantidade pequena de personagens não nos faz levantar muitas suspeitas, você acaba suspeitando de uma ou duas pessoas e, no entanto, não é nem uma, nem outra. Achei uma cartada de mestre da autora.

O final do livro é destruidor. Você fica querendo tirar Senna do livro e abraçar. Sua dor se torna palpável e é impossível que a sua história não nos marque de forma densa.

O Lado Obscuro é um livro que vai muito além de uma história sobre dois personagens presos em uma casa no meio do nada, ela se estende para além daquelas paredes que guardam a dor de uma personagem quebrada por dentro e de um personagem que caiu como um anjo em sua vida. Ele que sempre se salvou, para salvar. Ela, que mal sabia que precisava dele para continuar vivendo. Eram almas gêmeas e mal se davam conta disso.
Afinal é como a autora deixou bem claro: a diferença entre o grande amor da sua vida e sua alma gêmea é que um você escolhe e o outro não.

Livro Recomendadíssimo!

3 comentários:

  1. Oi, thay!!!
    Eu nunca li nada da Tarryn, mas lembro da sua resenha de Stalker e fiquei bem interessada!!
    Vou colocá-lo na minha lista!
    Que bom que você gostou!

    Beijinhos s2

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay.
    Eu gostei bastante desse livro. Só não dei nota máxima porque achei o motivo de tudo bem fraco. Mas o final é bem arrasador mesmo. Por coincidência acabei de postar resenha de um livro da autora lá no blog hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, td bem?
    Nunca li nada da autora, mas essa trama tem me deixado curiosa, qnt mais resenhas eu leio! rs
    Acho q iria ser uma leitura interessante pra mim. Adorei saber sua opinião!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥