[Resenha] É assim que acaba - Colleen Hoover!

Título: É assim que acaba

Autora: Colleen Hoover

Editora: Galera Record


Resenha: Narrado em primeira pessoa, “É assim que acaba” vai nos apresentar Lily, que desde muito cedo foi obrigada a conviver num lar conturbado onde sua mãe sofria violência doméstica. A garota presenciou por muito tempo sua mãe sofrer todo tipo de violência por parte do seu pai - que ia de agressões psicológicas à físicas. Lily se revoltava muito quando esses fatos aconteciam porque nunca conseguiu entender por que sua mãe permitia aqueles abusos e insistia em uma relação tão dolorosa.

Quando a história contada no livro tem início, é justamente após a morte do seu pai, que era o prefeito da cidade e era visto por todos como um homem de bem - quando ela e sua mãe sabiam que não se tratava disso. No meio desse transtorno após a perda, ela conhece Ryle um neurocirurgião que na noite em que se cruzaram também estava enfrentando um drama e foram atraídos, um pelo outro, por suas dores. Um rapaz extremamente atrativo, mas com aversão a relacionamentos sérios.

O livro é intercalado por uma narrativa em tempo real e outra narrativa em que Lily nos apresenta através do seu diário, como era a vida dela enquanto o pai estava vivo, ao passo que também nos apresenta Atlas, um amor de infância.
Meses depois Lily e Ryle se reencontram pela primeira vez após aquela noite e percebem o quanto ainda sentem atração um pelo outro. Lily agora mora sozinha, é dona do seu próprio negócio e conforme a história se desenrola, vamos vendo a vontade que o casal tem de ficar juntos e vendo também todos os ‘contras’ que permeiam a relação.

Quando não se é mais possível evitar a atração, Ryle se entrega. E avassaladoramente o casal começa a viver uma grande história. Uma história de amor, emoção, muita química, mas como nem tudo são flores... também veio no pacote muita decepção e dor. E pouco a pouco vamos vendo que quanto mais o casal avança na relação vão surgindo fatos que começam a desestruturar o molde que eles tentaram criar. Isso tudo aliado ao aparecimento de Atlas que, surge sem esperar e dá uma bagunçada nas emoções da protagonista.

E daí o que acontece nos capítulos seguintes é tudo o que Lily nunca esperou que pudesse acontecer com ela. A vida é realmente uma caixinha de surpresas e garota vê sua vida sair dos eixos da noite para o dia. Foram novidades, impactos e mudanças demais para suportar e que a fez se questionar até que ponto ela se conhecia e tinha forças para tomar as decisões certas. O conflito que ela passou a enfrentar era algo que ela sempre julgou não poder existir numa relação, mas agora ela estava vivendo aquilo na própria pele e entendendo que há coisas e questões que não são tão simples de serem resolvidas. E agora ela entendia tudo!

E a gente entende também!
Colleen mostra através da personagem, o quanto é angustiante se sentir e estar enclausurada em uma situação onde há amor, mas precisa haver renúncia. Há o medo de ficar e o medo maior de partir. Um abismo imenso entre o querer se libertar e conseguir de fato. Uma luta diária. Uma luta interior que só quem vivencia pode mensurar.
A autora criou um universo tão real e tão particular para muitos, que não foi difícil entender várias das motivações da personagem. Entendemos sua dor, suas dúvidas, seus questionamentos, suas escolhas. Digo ‘particular para alguns’ porque infelizmente existe a parcela de mulheres que já tiveram – e tem - que ver e sentir de perto o sofrimento desse tipo de violência dentro das suas próprias casas e ainda são julgadas pela sociedade – o que não deixa de ser um dos motivos para muitas não terem coragem de denunciar.

É assim que acaba” é mais uma GRANDE história de Colleen Hoover. Mais uma grande história da autora corajosa e que de forma franca, fala de assuntos importantes e de forma a despertar empatia até em quem nunca passou por situação parecida. A autora construiu uma personagem tão esplendorosa, digna dos mais sinceros aplausos, que ficou fácil nos colocarmos no lugar dela e entender assim, a situação de milhares de mulheres que estão em posições semelhantes.

A decisão que a personagem tomou no final, embora dolorosa, foi necessária e intimamente corajosa. A história de Lily ainda vai inspirar muita gente. Aquele final PRECISA inspirar muita gente! Um livro necessário. Dá aula sobre empoderamento, empatia.

Esse é o nono livro que eu leio da autora e Colleen segue sendo uma das minhas autoras favoritas, não só por conseguir me arrebatar para dentro dos seus enredos, mas também por conseguir mostrar, através de cargas emocionais altíssimas e intensas, sempre as coisas certas a se fazer nas situações mais erradas.
De escrita inteligentíssima e muita habilidosa, ela consegue transformar premissas comuns em histórias incrivelmente bem contadas. Esse livro é mais do que um incentivo e um alerta, é um grito de liberdade. E que ele possa transformar a vida das muitas mulheres que tem esse grito preso na garganta seja lá por quanto tempo.

Um livro impactante sobre abuso e renúncias, mas também sobre amor, luta, escolhas! A Nota da Autora no final do livro me fez amá-la e admirá-la ainda mais. Saber que a história de Lily é tão particular sua e contribuiu para a estrutura do livro, foi mais que admirável, foi corajoso.

O mundo precisa conhecer esse livro, por favor, leiam!


8 comentários:

  1. Oi Thay,
    EU AMO DEMAIS ESSE LIVRO E ESSA MULHER!
    Não tem como não se emocionar, se viciar, se apaixonar pelas histórias dela e sim, até a nota da autora é envolvente.
    AMO DEMAIS MESMO MESMO!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay.
    Eu já tive algumas experiencias ruins com os livros da autora. Alguns de seus livros são claros relacionamentos abusivos sendo romantizados e eu não gosto desse tipo de leitura. Por isso não me aventuro a ler os livros dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas conheço a fama de histórias intensas e dolorosas. Sei também que há livros polêmicos sobre relacionamento abusivo, por isso nunca sei se dou uma chance ou não... Mas gostei muito da resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oiii Thay

    Li poucos livros da Colleen, e tive experiências boas e ruins com as obras dela, mas uma coisa é certa, são sempre histórias unicas, cheias de renuncia e drama que mexem bastante com o leitor e colocam a gente pra refletir muito. Acho a capa desse livro linda.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu tenho muita curiosidade com esse livro, sempre leio resenhas positivas e que bom que gostou da história e que a autora continuou te surpreendendo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente ainda não li nada da autora, e o gênero não faz meu tipo, mas vejo que todos que leem gostam bastante.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Eu costumo correr dos romances da Colleen Hoover assim como corro dos da Lesley Pearce. Ela gosta muito de fazer a gente se encantar pelos personagens para então judiar deles até dizer chega antes de dar um final satisfatório. Meu coração não aguenta.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  8. Li a série hopeless, depois vi alguns comentários muito positivos sobre o livro É assim que acaba e resolvi ler. Fiquei tão envolvida na história que passei o dia inteiro lendo (entre algumas pausas de um capítulo). Acho que ela abordou o tema fé forma bem realista e me fez refletir sobre o quanto é fácil julgar quando se está vendo de fora. Por fim, se tornou o meu favorito dela.

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥