[Resenha] Desgrávida - Jenni Hendriks e Ted Caplan!

Título: Desgrávida

Autores: Jenni Hendriks e Ted Caplan

Editora: Faro Editorial

Resenha: Veronica Clarke é o que chamamos de garota zero defeitos. Além de ser um grande exemplo para família, é um modelo quando o assunto é escola. Está no último ano - mais precisamente na época dos exames finais -, sempre teve ótimas notas, é popular, está concorrendo à oradora da turma e já tem sua vaga garantida na Universidade Brown, aquela que ela sempre sonhou! Para completar, tem três melhores amigas que também são bem populares e ela ainda namora o garoto mais cobiçado, o Kevin, que é completamente apaixonado por ela.
O que alguém mais poderia querer?


Nada poderia ser mais perfeito e não tinha o que dar errado (ou tinha?).

Como nem tudo são flores e dias ruins chegam para todos, Veronica percebe que sua menstruação está atrasada e mesmo sabendo das mínimas chances de uma possível gravidez - uma vez que ela e Kevin utilizam dos métodos contraceptivos -, ela faz um teste de farmácia para tirar a dúvida!

Então no banheiro da escola, ela decide acabar com aquilo e faz o teste ali mesmo. E para desespero da nossa protagonista, o teste dá positivo. Isso mesmo: PO SI TI VO. E como se já não bastasse, Bailey, sua ex-melhor amiga aparece no banheiro e descobre tudo. É aí que Verônica chega a conclusão que tem dois problemas pela frente - num momento típico daquelas situações em que a gente se dá conta de que nunca deveria ter saído da cama.

E agora? Sem chão, a garota de 17 anos não sabe por onde começar para resolver os problemas que tendem a colocar sua vida de cabeça pra baixo e destruir, além de sua imagem, seus planos de futuro.

Com base nisso, toda a jornada começa. Decidida a fazer um aborto e sabotar esse contratempo que ameaça seu futuro, ela liga para algumas clínicas que fazem o procedimento e a mais próxima fica em Albuquerque, no Novo México, à “APENAS” mil e seiscentos quilômetros dali. Iria ser uma jornada difícil? Iria! Mas o que ela não esperava era que contaria com a última pessoa no mundo que já se imaginou pedindo ajuda, ela mesma: Bailey Butler! A companhia mais doida que alguém pode ter!

Se tem como ficar pior? Tem! Veronica ainda descobre que seu namorado usou de uma técnica um tanto baixa e egoísta para engravidá-la de propósito e é o culpado por sua gravidez. O motivo? Para que ela não fosse embora cursar uma faculdade e assim ficasse sempre perto dele. Tem como defender? Jamais!

Com capítulos divididos em quilometragens, vamos acompanhar uma viagem recheada de muitas gargalhadas, confusões, carro roubado, fugas e principalmente... (re) descobertas. E ainda que a trama tenha o foco principal na tentativa incansável das garotas em chegar a tempo na clinica para realizar o procedimento, também nos traz muitas cenas que exploram a relação de amizade delas, tanto os problemas que fizeram com que elas se afastassem no passado, tanto o que elas são agora e tem de lidar - numa jornada interessante que estava muito além de ser só uma viagem por um objetivo único, mas que resultou numa jornada pelo autoconhecimento, busca de identidade, recomeços, perdão e o verdadeiro sentido da amizade.

E mesmo diante de muitas discussões e desentendimentos no caminho, a cada novo estresse podíamos conhecer mais das duas e entender o que estava por trás do afastamento e conflito delas. E melhor que isso, elas mesmas puderam se conhecer melhor, sendo notável o amadurecimento de ambas, em diálogos bem construídos.

Desgrávida aborda um assunto importante e um tanto polêmico, mas que os autores souberam tratar com humor e leveza, num livro que fala muito mais sobre amor, amizade, cumplicidade, sinceridade e por último, mas não menos importante: a busca pela felicidade e pelo direito de SER e FAZER o que quiser da própria vida!

Em breve haverá adaptação pela HBO!
Livro recomendadíssimo!

9 comentários:

  1. Oi Thay,
    Quando o livro lançou, confesso não ter dado a devida atenção a ele, mas depois das resenhas, fiquei empolgada!
    Acho que um YA seria muito bem vindo nesse momento, vou esperar uma promoção para comprá-lo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thay.
    Eu me vi presa nesse livro desde o primeiro capitulo. E olha que não sou tão desse tipo de enredo que envolve viagens de adolescentes. Mas os autores souberam conduzir muito bem a história e me encantei com ela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga leu e gostou muito. Inclusive muita gente adorou e não vi um comentário negativo
    Eu ando meio assim com livros YA, mas não descarto uma possível leitura no futuro
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vi nenhum comentário negativo!
      Experimenta <3

      Excluir
  4. Eu não acho que leria pelo tema não né chamar atenção. Mas parece uma leitura incrível para quem curte.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oiii Thay

    O que mais gosto é que apesar de ser um assunto sério e polêmico, os autores souberam tratar o tema de maneira leve, que permite ao leitor refletir mas sem tornar tudo dramático demais. Gostei muito desse ponto.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Sorteio Pernambuco da Sorte

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥