[Resenha] A Última Carta de Amor - Jojo Moyes!

Título: A Última Carta de Amor

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Resenha: Depois de sofrer um acidente, Jennifer Stirling não se lembra de nada da sua vida, não sabe quem é sua família, seus amigos e nem onde mora! Não possui sequer lembranças se tem um emprego, filhos e marido!

No hospital, depois de receber alta, um homem aparece dizendo ser seu marido e a leva pra casa. É quando revirando seu quarto, tentando encontrar algo que a faça se lembrar de quem ela é e da vida que ela levava, começa encontrar cartas escondidas endereçadas a ela que revelam que ela estava vivendo um romance fora do casamento. Todas as cartas eram assinadas por B. e traziam mensagens de amor e esperança de que o casal finalmente ficasse junto!


Paralelo a isso, 4 décadas depois, a jornalista Ellie Haworth, encontra nos arquivos do jornal em que trabalha um compilado de cartas endereçadas à Jennifer e ao abrir uma carta e ver do que se tratava, ela fica mexida, curiosa e decidida a tentar entender o que aconteceu aos protagonistas daquela história de amor – aparentemente proibida. Ellen vive uma situação parecida com a de Jennifer e isso a motiva ainda mais a dar um final feliz para aquela história.

Por outro lado, cada vez que a narrativa volta para 40 anos atrás vemos a história se desdobrar em dois tempos diferentes. Antes do acidente, para que entendamos o começo de tudo, como Jennifer e B se conheceram e para onde ela estava indo quando o acidente aconteceu. E após o acidente, mostrando uma Jennifer confusa e lutando para se adaptar ao passo que tenta descobrir porque ela traia o marido e se B é alguém do seu ciclo de amigos!

Curiosa para desvendar o que agora para ela é um mistério, a mulher vai descobrindo que o seu casamento com o seu marido não era mais um mar de rosas e ela estava apaixonada por quem assinava as cartas como B.! Agora ela só precisava saber como juntar todas as pontas soltas para chegar em quem, já ficou claro, é o amor da sua vida!

O final é surpreendente! Jojo conseguiu unir presente e passado de forma incrível e o que para Ellen aparentava ser somente a busca por um casal que se amava e que possivelmente lutava para ficar juntos, revelou mais que isso: Deu a jornalista a chance de olhar melhor para dentro e encontrar nessa história também o melhor desfecho para a sua.

Diante dessa passagem de tempo a autora nos presenteia com a visão dessas duas personagens que vivem realidades diferentes, em épocas diferentes e isso foi genial de comparar!


A última carta de amor é uma história sobre idas e vindas, sobre independência feminina e os avanços pelos quais a mulher passou para ter, sozinha, seu lugar ao sol. Uma história muito além de ser só sobre traição, mas de paixão, decisões, coragem e ousadia e que nos estimula a refletir sobre temas importantes, desde preconceito social à recomeços!

Essa história mexeu numa ferida muito particular minha. E embora tenha doído um pouco, me fez enxergar as coisas por uma outra ótica. Aquela que diz que: Não importa o tempo que passe, ninguém é capaz de mudar o destino. Isso renova as esperanças!

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora. Eu já imaginava que gostaria, por tudo que a gente já ouviu falar e conhecia dela internet afora, mas não imaginava que gostaria nesse nível! A escrita de Jojo é maravilhosa e te envolve demais. Enquanto você não começa entender o enredo, você não sossega... e daí quando de fato começa juntar o quebra-cabeças, fica impossível não aflorar seu lado investigador! Quando o News of the world disse que é impossível largar, eles não estavam brincando, haha!

Um livro que vai fazer você vai repensar o significado de casamento e acreditar em amor que transcende décadas e rompe barreiras. Além de acreditar naquela frase clichê quando diz que: tudo tem seu tempo!

E tem mesmo!

Ps. O livro foi adaptado e logo, logo poderemos conferir como ficou!

Até lá!

Um comentário:

  1. Olá,
    Li esse livro já tem alguns anos, e apesar de não me lembrar muito da história, lembro que não gostei dela. Foi bom ler seu envolvimento com a história e, mesmo com medo, as vezes penso em uma possível releitura para ver se hoje, mais madura, consigo ter uma visão diferente sobre os acontecimentos.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥