[Resenha] Crianças da Guerra - Viola Ardone!

Título: Crianças da Guerra

Autora: Viola Ardone

Editora: Faro Editorial

Resenha: Dividido em quatro partes, o livro vai nos apresentar Amerigo Speranza, uma criança de 6 anos, pobre, que mesmo sendo tão pequeno, foi obrigado a lidar com situações em que exigiam que ele fosse mais forte do que o que a pouca idade lhe permitia.


O ano é 1946, sul da Itália, e a forma que o governo encontrou de conseguir tirar pelo menos as crianças da situação de extrema pobreza e minimizar os danos deixados pela Segunda Guerra Mundial, é enviá-las ao Norte, para que consigam, por um tempo, ter melhores cuidados, desde uma boa escola à saúde e comida em abundância.

Agora Amerigo precisa deixar o beco, que durante todos esses anos foi o seu lar, deixar seus conhecidos, amigos, sua vida inteira para trás e isso inclui também a sua mãe. Única pessoa que ele tem na vida.


É no trem que ele encontra centenas de outras crianças que, como ele, estão indo para um ambiente desconhecido, se adequar a outro lugar, outra família, outros costumes. Outras crianças que como ele tiveram que cortar suas raízes, lidar com a insegurança e partir para uma nova experiência!

A segunda parte nos mostra Amerigo no seu novo lar. O lar de Derna e dos Benvenuti - família da sua irmã! Na sua nova casa ele tem roupas novas, muito conforto, comida à vontade, lazer, aula de música e o principal: amor e afeto. De início sente muita saudade da sua mãe, mas conforme o tempo vai passando, mais rápido ele vai se adaptando, principalmente porque na casa da sua mãe ele não tinha a atenção, carinho e cuidados que agora ele tem. Seu novo lar também lhe proporcionou, além de mostrar o quanto era inteligente e habilidoso na escola, aflorar o seu lado músico e o amor pelo instrumento que ele já tinha muito apreço, mesmo sem nunca ter tocado: o violino.

Como nem tudo são flores, na terceira parte, o menino que já podia chamar sua nova casa de lar e aquelas pessoas de família, precisa voltar para casa. Agora ele é obrigado a encarar – novamente - a dura realidade. Agora as coisas parecem mais doloridas que antes, sua mãe parece ainda mais durona e a realidade do beco parece que já não se encaixa mais à realidade que ele conquistou em tão pouco tempo. No beco, tudo lhe é tirado, até o que ele conquistou no Norte e o garotinho se vê diante de dois extremos, onde precisa fazer a escolha mais importante da sua vida!

A parte quatro dá um grande salto e algumas décadas depois, traz um Amerigo já adulto, maduro e moldado pela guerra! Nitidamente vemos um adulto mais frio e carregando as cicatrizes da criança que desde muito cedo teve uma vida dura, viu o sofrimento bem de perto e ainda foi obrigada a fazer escolhas difíceis. E agora, devido a ordem natural da vida, é obrigado a voltar ao lugar onde viveu com sua mãe, para se despedir. Lá ele bate de frente com seu Eu de anos atrás, com suas raízes, suas cicatrizes e sua história - que por momento algum ele imaginou descobrir tanta coisa em tão pouco tempo.


Para finalizar, o livro traz a história fictícia de Amerigo, diante da história real sobre o Trem da Felicidade, que prometeu expectativa de vida para crianças em situações extremamente difíceis e os ajudou na luta contra os inimigos mais perigosos: a fome e a pobreza!

Uma história de temática forte, dolorida, mas repleta de sensibilidade, esperança, afeto... num enredo que fala principalmente sobre recomeços, luta e RESILIÊNCIA!

Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e para mim foi uma grata surpresa! A narrativa ficou incrível aos olhos inocentes de uma criança, você consegue até rir de alguns diálogos. Escrita fluida e envolvente... O livro de Ardone vai agradar os amantes e até os não amantes do gênero!

2 comentários:

  1. Oi, Thay!
    Nossa que livro forte! Confesso que não costumo ler muitas histórias do tipo, mas como você disse que vai agradar a todos fiquei curiosa.
    Linda resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay! Este livro me lembrou O Trem dos Orfãos, que foi uma leitura que gostei demais. Eu gostei da premissa deste, assim que estiver no clima de algo assim, pretendo ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥