[Resenha] Pequenos Incêndios por toda parte - Celeste NG!

Título: Pequenos incêndios por toda parte

Autora: Celeste NG

Editora: Intrínseca

Resenha: Shaker Heights é uma cidade extremamente organizada, tudo é planejado e o nível dos moradores é altíssimo. É nela que mora a família de Elena Richardson, jornalista, rica e que vive com seu marido e seus quatro filhos, Lexie, Trip, Moody e Izzy desde sempre inteiramente acostumados a seguir às regras da cidade, sendo até o maior exemplo de perfeita família para todos.


Mia Wallace é artista e vive da sua arte. Tem uma filha chamada Pearl e as duas, desde o nascimento da garota, não criam raízes em lugar nenhum. Mia e Pearl estão sempre se mudando e quase nunca criam laços por onde passam. É quando procurando o próximo lugar para morar, elas vão parar em Shaker Heights e se tornam inquilinas de Elena, que possui uma casa para aluguel. Mesmo não tendo muito dinheiro para alugar uma casa num lugar sofisticado daqueles, Elena baixa o preço quando conhece a história delas e fica ao mesmo tempo que compadecida, chocada com o estilo de vida que as duas levam.

Enfatizando um acontecimento importante no início da história, a premissa do livro parte de um incêndio intencional e o enredo conta a história das duas famílias desde a chegada de Mia e Pearl à Shaker Heights, até esse evento drástico. É quando a autora volta alguns meses e nos conta desde quando a relação entre as duas famílias tem início até o momento onde um dos filhos de Elena ateia fogo na própria casa.

A chegada de Pearl desperta muito interesse nos filhos de Elena, assim como a menina fica encantada com a grandiosidade e estilo de vida que o casal e os filho dos Richardsons leva. Izzi é a mais destemida dos quatro e é a que mais foge dos padrões da família, vive cansada de ser a excluída e sempre a decepção dos pais, a garota cria apego a Mia e encontra nela carinho e aconchego, coisas que nunca teve em sua casa, principalmente com a sua mãe.

Em paralelo a história dessas duas famílias, também vamos conhecer outros personagens, uma delas é Bebe Chow, uma chinesa que sem condições alguma de cuidar da própria filha, a deixa na frente do corpo de bombeiros da cidade na esperança de que ela sobreviva! Algum tempo depois, quando sua fase mais difícil passa e ela consegue um emprego, começa a procurar sua filha para tê-la de volta, mas a criança já foi adotada por Linda e Mark McCullough, também moradores de Shaker Heights e amigos dos Richardsons. Com isso, um caos é instalado!! A família se envolve no caso, uma vez que o Sr. Richardsons se torna o advogado dos McCullough.

O caso ganha a mídia e esse é o principal assunto dos telejornais. De um lado a mãe adotiva que não aceita devolver a bebê e do outro lado a mãe arrependida brigando pelo direito de ter sua filha de volta. A situação pode piorar? Pode! Para completar a confusão, Mia trabalha no mesmo lugar que Bebe e ao saber de toda a história também entra na confusão para tentar ajuda-la. É aqui que temos um confronto onde Elena Richardsons ao saber do envolvimento de Mia, tenta de todas as formas barrar a mulher, nem que para isso precise fuçar o seu passado e descobrir seus segredos!

Bom, quando a imagem da cidade parece estar ameaçada, os segredos sobre o passado de Mia também começam a correr o risco de virem à tona. Ao passo que há uma questão a ser resolvida e sendo bastante debatida na mídia envolvendo a bebê de Bebe, Mia luta para manter seus segredos onde deveriam estar. E assim também vamos descobrindo que Shaker Heights não é esse lugar perfeito que todos pintam, na sua aparência nota-se finesse, calmaria, mas o que muitos não sabem é que seus moradores escondem segredos pra lá de dramáticos.


Como nem tudo são flores, Elena para ajudar sua amiga a ganhar o processo no julgamento, descobre os segredos de Mia e a ameaça, tudo para que a mulher saia da cidade e não atrapalhe o caso. Só que a descoberta desse segredo, não só obriga mãe e filha a sair às pressas e sem rumo da casa, como também estremece a relação de mãe e filha, que só é resolvida quando Mia é obrigada a se abrir com Pearl e juntas deixam a cidade, deixando para trás as relações que a garota tanto gostou de construir pela primeira vez na vida, mas lhe dando a oportunidade de conhecer mais sobre alguém mais importante, seu pai.

Narrado em terceira pessoa e de uma narrativa muito boa, objetiva e com personagens muito bem construídos, o livro traz assuntos intensos como maternidade, estereótipos, quebra de regras, ruptura de convenções, autodescobertas, além de representatividade, independência e o poder da mulher de ser o que ela quiser.

Não é um suspense repleto de adrenalina, a história é muito mais interessante que frenética, mas é um enredo que nas suas particularidades nos ensina muito sobre relações e até recomeços, afinal, às vezes é através dos pequenos grandes incêndios que todos os contratempos têm uma chance de voltar à normalidade.

O livro foi adaptado e ganhou uma série que está disponível no Prime Vídeo. Já assisti e amei! Muita coisa, como sempre, ficou BEEEM diferente, porém, Reese Witherspoon como excelente produtora que é, deixou a série tão boa quanto o livro mesmo com as diferenças e inclusive, em alguns momentos ainda preferi a versão da série. Recomendo os dois, são ótimos!

Recomendo!

2 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa para conhecer esse livro, vi muita gente falando bem dele. Estava na dúvida de ler ou assistir a série

    ResponderExcluir
  2. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Dicas para ganhar na Dia de Sorte

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥