[Diversos] Dicas para ler mais!

Hi everybody!!

Ler o tanto que gostaríamos ou até administrar o tempo para a leitura é tão difícil quanto escolher a próxima leitura dentre os preferidinhos, não é mesmo? Para vencer o amontoado de livros não lidos, ou até conseguir ler quando não se tem muito o hábito, não basta apenas querer, uma boa rotina de leitura requer disciplina e principalmente prazer!
Para tanto, hoje eu trago para vocês 10 dicas para ler mais. Espero que ajude!


1) Leia por prazer.
De nada adianta você ler apenas para crescer o número de títulos lidos ou para desempacar os livros da estante, o hábito de ler deve ser encarado como uma atividade de lazer e não como uma obrigação.

2) Escolha livros que lhe interessem.
Escolha histórias que chamem sua atenção. Sabemos que muitas vezes os livros são escolhidos pela capa ou pelo título, mas é importante procurar saber mais a fundo – ainda que superficialmente – sobre a proposta do livro. Para tal, conhecer a sinopse do livro é uma boa opção. Escolha autores que você quer conhecer, mas principalmente que escrevam sobre o que você gosta de ler. A nossa temática de eleição é um importante aliado para impulsionar a leitura.

3) Reserve um tempinho do dia para ler.
Reservar um tempinho do seu dia - razoavelmente fixo - é uma boa alternativa.
Se você ficar esperando um momento oportuno, um momento em que não esteja fazendo nada para poder ler, acreditem, esse momento raramente aparecerá, porque se você está com dificuldade para terminar um livro, ou não tem muito o hábito de ler, qualquer coisa vai ser mais interessante que pegar um livro... Até deitar e ficar olhando para o nada será mais atrativo. Então reserve um momento do seu dia exclusivamente para ler, se exclua de tudo, busque silêncio e se jogue. Antes de dormir é uma boa dica, se melhor for para você, estabeleça até um momento cronometrado, embora esse tempo seja facilmente ultrapassado se a leitura estiver boa, o que será melhor.

4) Elimine as distrações.
É fato consumado o quanto celulares, computadores, televisão e outros, são instrumentos que roubam nossa atenção enquanto estamos lendo. Procurar um cantinho em que você não tenha de parar para ver uma cena, responder uma mensagem no whatsapp ou dar uma olhadinha no facebook pode ajudá-lo bastante. A internet é rica em informações e novidades, um link puxa o outro, quando você se der conta já passou horas ali nas redes sociais enquanto seu marcador de livro não saiu da página que você tentou retomar.

5) Varie de leitura. Temáticas diferentes podem ser instigantes.
Uma forma importantíssima e altamente relevante é intercalar os livros escolhendo autores diferentes, temáticas diferentes, variar entre livros leves e pesados. Escolher livros sempre do mesmo gênero e até do mesmo autor, uma hora ou outra vai te provocar cansaço mental e desinteresse. Livros diferentes além de nos provocar sensações diferentes, nos instigam e ajudam-nos a ampliar nossa visão do mundo.

6) Crie um diário de leituras | Compartilhe suas experiências.
Escrever sobre o que você leu torna sua experiência mais agradável, você consegue assimilar então, o que de bom você conseguiu absorver daquele livro.
Também compartilhe suas experiências, escrever resenhas é uma ótima alternativa, a leitura é um hábito coletivo, é muito mais interessante você repassar o que absorveu, isso ajuda não só a desperta-lhe o senso crítico, como instigar outras pessoas a ler. Leitores atraem outros leitores, mostre para o mundo, ou até para o seu circulo de amizades a sua paixão pelos livros, com certeza, alguém que não gosta muito da leitura, ficará interessada. Da mesma forma que se o desinteressado for você, procure conversar com quem gosta de livros, ele certamente saberá te dar um empurrãozinho.

7) Crie metas.
Estipule um número de páginas para ler por dia e até determinado tempo. A sua vontade em cumprir a meta te arrancará para dentro do livro sem que você nem perceba, no auge da sua meta você estará inteiramente envolvido e a velocidade da leitura aumentará... Se em algum momento houve vontade de desistir, essa será excluída.

8) Intercale entre livros leves e pesados.
Para quem tem dificuldade em ler, uma dica é escolher de antemão um livro leve. E se você optou por um livro mais pesado, nunca opte escolher mais um pesado na sequência. Intercalar irá proporcionar o leitor descansar um pouco a mente entre uma leitura e outra.

9) Crie um cantinho para falar de livros na internet.
Pode ser uma fanpage, um blog, um canal literário... Entreter com gente que gosta da mesma coisa que você é um ponto positivo. Faça críticas, resenhas, indicações e exponha sua vida literária, aderir a uma ferramenta dessas irá te fazer ler mais, uma vez que você se empolgará para mantê-la sempre atualizada com suas próximas experiências e novidades.

10) Carregue sempre um livro na mochila.
Você nunca sabe quando vai sentir vontade de ler um livro então é melhor estar preparado. Ter uma repentina vontade de ler e não ter um livro na bolsa, é uma oportunidade desperdiçada.


Bom, espero que as minhas dicas sirvam de estímulo para alguém e lembrem-se sempre: A leitura engrandece a alma. Não desperdice essa chance!
Na foto são os últimos livros que ganhei e que chegaram essa semana. São de uma promoção que eu participei há muito tempo em parceria com a Editora Record:
- Meninos, eu conto;
- Corações de Alcachofra;
- Fator Nerd: Missão Improvável;
- Um conto sombrio dos Grimm;
- Coven: Livro das sombras.

Beijinhos :*

34 comentários:

  1. Olá :)
    Adorei as dicas! Eu realmente preciso me desprender um poucas das redes sociais que infelizmente é minha maior distração do momento :(

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sofro com isso!!
      Experimente ficar longe do celular enquanto estiver lendo, tem funcionado comigo, haha ;)

      Excluir
  2. Oi Tha! Muito legal suas dicas... sempre levo o livro na mochila, quer dizer, bolsa... rsrs... e falo dos livros com outros pessoas... mas ter metas pra mim é horrível... pq acaba q não cumpro e fico triste.. gostaria de ser bem mais obediente... rsrsrs

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laaai, pra mim também é difícil, nunca cumpro as metas. Mas no momento que você estabelece uma já te impulsiona, fica triste não, só de tentar já vale muito.
      Beijinhos :*

      Excluir
  3. Adorei as dicas Thay, eu adoro ler, mas ultimamente não ando administrando bem o meu tempo, e sempre me distraio com alguma outra coisas e os lindinhos dos livros ficam de lado, mas vou tentar aplicar suas dicas no dia-a-dia. beijoo
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Edilene!
      Tomara que você consiga! ;)

      Excluir
  4. Oii Thai vim para agradecer sua visita.
    lindo seu blog amei...

    (estou seguindo você também)
    Sempre irei passar por aqui para
    ficar por dentro das novidades.

    um super bjo
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay! Essas dicas são ótimas :) Esse ano eu finalmente consegui criar o meu diário de leitura, o meu blog rsrs, estou amando compartilhar minhas leituras e fazer amigos por aqui. Eu sempre ficava falando sobre livros com as minhas amigas e agora elas são leitoras que nem eu! Também costumo intercalar entre leituras pesadas e mais leves. Amei a dica de carregar um livro na mochila, vou fazer isso! Beijão.

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, sou muito feliz com meu blog também ;)
      E tô adorando conhecer tanta gente bacana, inclusive você *.*
      Tenho amigas que também começaram a ler por minha causa e eu acho que é melhor parte disso tudo!
      Fico muito orgulhosa ;)

      Beijo grande :*

      Excluir
  6. Oi Thaina!
    Adorei suas dicas! Eu preciso usar menos o Instagram, gosto de ler antes de dormir mas acabo pegando o celular ao invés do livro para ver só por "alguns minutos"... E quando vejo já se passou uma hora e estou morrendo de sono.
    Acho super válido dividir as experiências, infelizmente não conheço ninguém pessoalmente que goste tanto de livros. Meu marido gosta mas não dos mesmos livros que eu, mesmo assim conto as histórias inteiras pra ele (rs).
    Nisso o blog me ajudou bastante, antes de ter o blog eu lia um livro por mês e agora estou lendo um ou dois por semana.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora!!!!!
      Compartilho do teu vício rs
      O instagram me estraga demais, me perco muito fácil, é exatamente assim rs!
      Aqui também eu não tenho muitas amigas para falar de livros, tenho algumas de longe. O blog também me ajudou muito nesse ponto.
      Beijo grande *.*

      Excluir
  7. Oi Thay !! Tudo bem amiga ??
    Quantas dicas maravilhosas você deu hoje !! Não tem nada melhor do que podermos instigar uma nova pessoa a ler, não é mesmo ?? Eu sempre gostei de ler e não consigo desgrudar dos meus livros, são minhas paixões rsrs
    Já passei várias madrugadas lendo porque não conseguia parar kkk
    Já reli vários livros que eu gosto quando não tenho outros pra ler !! O importante é gostarmos disso realmente e não fazer por obrigação hehe
    Bjim sua linda <3

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, exatamente assim!!
      Eu também sempre gostei e quanto mais trazer gente pro "mundo da gente", melhor né?
      Beijo grande *.*

      Excluir
  8. Oi, Thai!
    Eu SEMPRE ando com um livro na bolsa. Eu posso nem abrir ele durante o dia, mas ele está lá.
    Adorei suas dicas. Vou até seguir algumas delas, menos a da meta porque sigo os passos da Dilma: deixo em aberto e depois dobro hahahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza!!
      Eu também sempre tô carregando um livro, por incrível que pareça, às vezes sei que não vou vou conseguir pegá-lo mas ele vai na mala de todo jeito rs
      Haha, adoro dobrar a meta kkkk. Na realidade não sei quem consegue cumprir metas, viu? É muito raro, mas tentar começar uma funciona para quem não tá conseguindo ler.

      Beijo grande!!

      Excluir
  9. Oi Thaina! Faço das suas dicas as minhas, nunca saio sem um livro de casa, sou cheia de metas, leio vários gêneros para não enjoar e mesclo densos e leves, para conservar minhas emoções. Só preciso me desconectar um pouco no Insta, eu me perco nas fotos e nem vejo a hora passar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha!! Esse insta... rs
      Comentei dele ainda há pouco.
      É muito fácil se distrair com o instagram, muito mesmo. Ele também me atrapalha um pouco. Experimente ficar longe do celular enquanto lê, funciona ;) rs

      Beijinhos :*

      Excluir
  10. Olá,
    Adorei as dicas, são perfeitas mesmo para nós leitores.
    Algumas eu já utilizo e da super certo!
    Bjs
    Www.diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, amei todas as dicas e concordo com as mesmas. Utilizo todas essas dicas e comigo funciona, como comecei ler esse ano e não parei mais estava sempre pesquisando livros e dicas para ler muito mais. E uma coisa legal também é que a gente faça uma lista com os livros que quer ler e assim que termina uma leitura partir pra outra hahah, beijos e até.
    Radioativa | Geovana Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Geovana!!
      E concordo com você, eu faço essa listinha, tanto manual, quanto no skoob. Experimente usar o skoob, é mt bom!!

      Beijinhos :*

      Excluir
  12. Essa dica de levar o livro na mochila, é infalível ! Gosto de fazer isso, porque sempre que tenho uns minutinhos ao dia, é só abrir a bolsa, e viajar na leitura. E olha, gostei muito dessa dica de criar um diário de leitura, confesso que ainda não conhecia essa. Beijos, fica com Deus, e sucesso com o blog.
    Post novo: http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Camila!
      Experimente!!!
      Sucesso nas suas leituras!

      Beijo grande ;)

      Excluir
  13. Olá, adorei as dicas, estava precisando de algumas (rsrs). Sabe não sei se é pelo fato de ser um pouco competitiva, mas sempre antes de ler coloco uma meta para terminar o livro, as vezes da certo, outras nem tanto... Gosto de me isolar quando vou ler, por que, quando o celular está por perto ou alguém faz barulho perto de mim, não consigo sair da pagina. (rsrs)

    Aegyo Pudim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, haha!!
      O celular atrapalha demais, a gente tem que ter muita força pra deixar ele de lado rs

      Beijos ;)

      Excluir
  14. Oi, Thay, tudo bem?

    Adorei as suas dicas e eu coloco muitas delas em prática, como reservar um tempinho pra ler, nem que seja meia hora, eu leio. Também costumo varias o tema das leituras.

    Mas infelizmente ainda não consigo ler sem o celular por perto, aí ele apita e eu faço o que? Paro de ler e vou ver o que é...aí de repente engreno em uma conversa e deixo o livro pra lá! Mas vou tentar melhorar isso! ahahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim, Tamires rs
      Deus do céu, achei que eu fosse a única kkkk
      Vamos tentar melhorar viu, porque né... rs

      Beijos ;)

      Excluir
  15. Adorei as dicas, vou tentar seguir.. eu gosto muito de ler oque me interessa, mas sempre acho o celular mais atrativo :/
    beijos.
    http://julietasemromeu2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk Bateu record esse comentário aqui nesse post rs
      Sempre o celular, nossa!!
      Vamos dar um jeito nisso rs

      Beijos, Julieta ;)

      Excluir
  16. Oi, Thay!

    Retribuindo a visita *-*
    Seguindo seu blog tb!
    Tão lindinho! Amei :)

    Beijinhos

    projetoapartamento204.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Excelentes que são as tuas dicas,no entanto,eu antes prefiro assistir a um bom filme e ver televisão do que ler,ler não faz parte das minhas preferências,de qualquer maneira,foi excelente a tua postagem!! http://anitanamusica.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥