[Resenha] A Garota no Trem!

Título: A Garota no Trem

Autora: Paula Hawkins

Editora: Editora Record

Resenha: Rachel é uma mulher que se sente solitária e após a separação do seu marido, ela intensificou seu problema com o álcool. O alcoolismo acarretou em sua vida alguns problemas como a perda do seu emprego e também foi um motivo forte dentre os quais levou seu relacionamento ao divórcio.

Mora em um quarto na casa da sua amiga Cathy que se preocupa com seus problemas e não sabe que Rachel perdeu o emprego por causa da bebida. Por sua vez, Rachel, para não admitir que em breve não terá mais como pagar o aluguel e por vergonha de contar a que ponto a sua bebedeira chegou, sai todos os dias para passar o dia em Londres, simulando suas idas e vindas ao trabalho.

Todos os dias ela faz o mesmo caminho, sai no trem das 8h04 e volta no das 17h56. Nesse trajeto ela acaba se familiarizando em observar a vida de um casal que reside às margens da linha férrea e é quando o trem para em um sinal que lhe permite ver melhor a casa de número 15. Isso se torna rotina na vida da moça que resolveu apelidar o casal de Jess e Jason. Era reconfortante para ela estudar a vida do casal, que ora estavam felizes no jardim, ora estavam passeando pela casa, sempre vivendo momentos dos quais ela invejava e sentia falta de vivê-los com Tom, seu ex-marido – que reside na casa 23 da mesma rua, que até a separação era também dela, mas que agora vive com Anna, sua atual esposa. Eles tinham a vida que ela queria ter, eles eram felizes, pelo menos é o que ela imaginava.

Nessa itinerante rotina, na medida com que os dias passam, ela vai captando mais do casal que mostra ter sido feitos um para o outro, até o dia em que ao pegar o trem das 8h04, ela presencia uma cena que lhe chama atenção e que pode ser muito grave, seguida de dias em que ela nota a ausência deles durante a sua passagem. No entanto, em pouco tempo descobre através dos jornais que Jess – na verdade, Megan – e esposa de Jason – na verdade Scott, está desaparecida.

Apreensiva com o desenrolar dos novos acontecimentos e inquieta por ter visto cenas comprometedoras no dia anterior, Rachel decide ir a delegacia contar o que viu, alegando que tem informações importantes para desvendar o caso. E é a partir daí que vamos vendo um quebra-cabeças assustador e gigantesco tentando ser moldado com as novas peças que nunca se encaixam.

Com uma narrativa intercalada entre os pontos de vista de Rachel, Megan e Anna, a trama se desenrola cheia de reviravoltas, descobertas e surpresas. De início ficamos nos perguntando por que a narração é feita pelas três mulheres e qual a ligação entre elas, mas com o desenrolar vamos conseguindo juntar as peças que as tornam inevitavelmente ligadas uma à outra. Percebemos também o quanto Rachel, que aparentemente não tinha ligação nenhuma com aquela família, se enrosca numa teia que a torna peça fundamental para as descobertas, numa história de traições, mentiras, rancor, perseguição e morte, que ela mesma decidiu fazer parte, descobrindo que tem mais a ver com tudo aquilo, do que ousava imaginar.

A trama se desenrola de forma curiosa e quanto mais conhecemos a história dos personagens, menos chegamos à uma conclusão. A participação de todos os personagens foi muito importante, desde o psicólogo de Megan, Kamal... ao seu marido Scott - contando como era a relação deles. Desde Anna, uma mulher contraditória, que a gente nunca sabia quando ela estava sendo verdadeira ou não, quando parecia acreditar no que vivia e quando estava apenas na defensiva... à Tom, que sempre procurou deixar Rachel longe da sua mulher e sua filha, temendo que por ser alcoólatra, poderia fazer algum mal para sua família, uma vez que ela nunca aceitou o término da relação.


Com um enredo movimentado pelas conseqüências do alcoolismo de Rachel que nunca lembrava o que fez no dia anterior, temos capítulos de muitos flashbacks e (re) descobertas que torna Rachel mais envolvida no desaparecimento de Megan do que parece, mas que quando você vai ganhando mais convicção do desfecho, a autora te distancia do que você acredita.

Paula Hawkins não fica em nada atrás de Gillian Flynn, é uma autora que assim como Flynn, sabe prender o leitor e brincar com a nossa mente, através de personagens muito bem elaborados, criados pra testar o nosso lado detetive, enquanto ela tenta provar que há a sanidade em alguns deles... Resta-se saber em quem.

PS. E para fazer a felicidade de quem gostou do livro (a minha, inclusive), A Garota no Trem vai ganhar as telinhas. Segue o trailer:

13 comentários:

  1. Olá, Thay.
    Estou louca pra ler esse livro desde o lançamento, mas não sempre adio a compra dele por ter outros que eu quero mais. Minha meta é ler antes do filme e sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler o quanto antes rs.

    Beijos.
    Jéssica
    Reviewing

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay,
    eu li esse livro e também adorei! Estou louca pela estréia nas telonas!

    bjs

    Amor Por Livros
    amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Flor!
    Não me interessei pelo livro, até tentei por que realmente parece ser leal... Ele não me desce kkk
    A resenha está maravilhosa! Arrasou ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Se eu já tinha vontade de ler esse livro antes, sua resenha só a aumentou. Adorei, adorei, adorei.
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay!!

    O livro parece ter um trama muito bem elaborado! Já fiquei curiosa só lendo sua resenha! Quero conferir a obra pra depois ver o filme! Excelente texto <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thay!
    Quero muito ler esse livro, apesar de compararem horrores com o da Gillian.
    Menina, esse trailer bem aí já diz tudo do filme. Nem precisa mais assistir hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Tô louca pra ler p poder assistir ao filme né?!
    Hehehehehe

    Ótima resenha viu?!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Essa é a segunda resenha que leio desse livro essa semana. Não sabia que viraria filme, agora que sei estou com mais vontade de lê-lo. Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thay!
    Já conhecia esse livro, e como vai sair o filme, fiquei bem curiosa pra ler! Espero ter um dinheirinho e tempo pra adicionar ele entre as leituras <3 Ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  10. mais resenha positivaaa! quero tanto ler esse livro pra poder assistir o filme, mas cadê o di$nhei$ro? kkkkk

    ótima resenha! :)

    abraços! <3
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay, tudo bem?
    Eu quero tanto tanto ler esse livro! A sinopse dele é maravilhosa, amo um suspense, e esse parece tão bem escrito, daqueles que a gente não consegue largar a leitura!
    Eu vi o trailer do filme, e fiquei mais empolgada ainda!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥