[Resenha] Boa Noite - Pam Gonçalves!

Título: Boa Noite

Autor: Pam Gonçalves

Editora: Galera Record

Resenha: O livro é narrado em primeira pessoa por Alina, uma jovem que com objetivos de sair da sua zona de conforto e perder o estereótipo de “garota nerd”, decide sair da sua cidade para estudar Engenharia da Computação em Pedra Azul. Alina nunca se achou uma garota descolada e isso a incomodava. Ela queria ser diferente e foi pensando nisso que deixou Laguna, a cidade onde sempre viveu. Ela não sabia até que ponto isso poderia dar certo, mas estava disposta a tentar. Deixar sua imagem de boa moça para trás era só o começo.


Longe dos seus pais – a quem sempre teve por perto, ela terá de lidar com todas as mudanças e conseqüências que poderão surgir. Alina conseguiu uma vaga em uma república que a dividirá com Manu, Talita, Bernardo e Gustavo, ao lado deles é onde tem o ponto de partida para mudar radicalmente todos os seus hábitos e expandir seus horizontes.

Com o passar do tempo, ela começa a sentir-se intimamente ligada a todos eles e começa a perceber que não é tão fácil assim mudar de uma hora para outra, tentar se habituar ao que você nunca teve costume e construir a imagem que se quer é mais difícil do que parece, principalmente quando se perde a capa protetora que deixou na casa dos pais. E é aí que ela começa a precisar lidar com as responsabilidades e decepções da vida independente.

Principalmente quando precisa aguentar o preconceito e machismo dos colegas de classe que acham que mulheres não deveriam cursar engenharia. Em uma turma com apenas 4 mulheres, são obrigadas a tolerar o preconceito constante de quem as atingem com piadinhas. Isso levava a situações desagradáveis, mas a melhor parte daquilo tudo, é que estavam juntas.

Enquanto sai para as baladas, sempre sendo estimulada por Manu, Alina vai se familiarizando com os lugares e as pessoas e é numa dessas saídas que conhece Artur, de início o cara dos sonhos, mas que com o passar do tempo e diante de algumas resistências dela quanto a avançar na relação, ele vai se mostrando uma pessoa mais rude e egoísta.

Dividindo seu tempo entre sair com os amigos de república e estudar, ela vai conhecendo mais da universidade e se apegando às 3 colegas de turma. É quando passam a conhecer também uma página anônima do facebook que faz fofoca de todos os alunos. Muitas vezes os ridicularizando pelas atitudes nas festas universitárias. O que com o avanço dos acontecimentos, acabam por descobrir através da pagina, casos de assédio e estupros cada vez mais freqüentes, de meninas que bebiam e acordavam sem saber como foram para em tal lugar. Nesse tempo também, a turma de Alina é desafiada pelo professor a desenvolver um projeto que seja útil de alguma forma para a sociedade. Muitos dos garotos consideraram a proposta ganha, mas não sabiam eles que Alina e suas colegas não entregaria o prêmio assim de bandeja.

Associando à todos os fatos recentes, Alina e sua três colegas de turma se jogam de cabeça na invenção de um projeto que consiste na criação de um aplicativo voltado para as vítimas de abusos sexuais, que possibilita que as vítimas consigam pedir ajuda e fazer denúncias frente à importunos como esses, sem qualquer intenção de serem tratadas como culpadas ou a situação vista com descaso. Era a chance de Alina provar toda sua capacidade e desafiar uma turma inteira que desacreditava no potencial das garotas.

Assim, com a ajuda dos colegas de residência, as garotas tem todo apoio para a concretização do projeto e tem com isso não só o objetivo de colocá-lo em prática, mas a descoberta por trás de toda maldade acerca dos últimos conhecimentos. As garotas descobrem a existência de uma droga chamada Suspiro e que tem o objetivo de fragilizar quem o toma e assim, ser presa fácil nas garras de gente maldosa - que descobrem também se tratar de pessoas a quem pouco imaginavam. E isso envolve Artur e muitos outros com ligações muito próximas a seus novos amigos.
Como era de se esperar, o projeto das garotas vencem e é posto em prática por uma empresa importante... dando a Alina não só uma bolsa de estudos, mas o encontro da sua verdadeira identidade, excluindo qualquer limitação que ela ousou agregar e mostrando todo seu potencial, numa realização que não foi só acadêmica, mas intimamente pessoal.

E durante todo o empenho na realização do projeto, ela tem Gustavo mais perto do que poderia imaginar e um novo laço vai se formando e dando visão ao que ela sempre deixou passar despercebido, numa relação que agora estavam com todas as cartas na mesa: Eles se adoravam.

Um novo romance tem início e Alina percebe o quanto a vida pode mudar em questão de minutos, horas, dias, numa nuance nem sempre bem vinda, mas sempre desafiadora. Construindo laços, conquistando espaços, aliando forças. Uma história de amizade, vivências, companheirismo, de questões atuais e importantes e principalmente a busca pela identidade e pelo amor ao próximo.

Pam conseguiu em poucas páginas tratar de assuntos sérios, sem tornar o desenrolar metódico demais. Ela fez com que numa história de premissa importante e cautelosa - onde pudemos ver machismo, empoderamento feminino, preconceito, abuso sexual, drogas, homossexualismo entre outros, - fosse fácil de ler e se divertir, num enredo dinâmico que facilmente podíamos ver assuntos sérios sendo tratados com discernimento, mas sem pesar na escrita... numa trama fluida, dinâmica e consciente, aliados a uma história em que ela conseguiu descontrair, sem deixar o objetivo da proposta do livro perder a devida importância, num obra que levanta bandeiras importantes e merece aplausos. Recomendo!

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem". Pam Gonçalves.

26 comentários:

  1. adorei a resenha, a premissa parece muito interessante. Não conhecia esse livro da Pam, vou comprar pra ler beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thai.
    Ha eu amei essa foto que postou no ig rs.
    Gente preciso ler pra ontem esse livro da Pam, comprei ele na BF e to aqui enrolando.
    Gostei da sua resenha e de saber que ela tratou lindamente assuntos sérios e poucos debatidos.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu quero muito ler esse livro. Não conheço a autora mas acredito que ela se saiu muito bem nesse livro, e quero conferir de perto. Não sei se gosto da atitude de Alina de mudar completamente sua personalidade só para 'agradar' os outros, mas vou dar uma chance a ella.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha do livro que você fez. Já tinha ouvido falar desse livro mas não tinha me chamado tanta atenção, agora que li a resenha preciso dele pra ontem! Não sei se te abraço ou te bato por aumentar a minha lista de livros hahaha
    Espero gostar tanto dele como você gostou.
    beijinhos.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros que nos marcam ou pelo menos deixam algo de positivo na leitura por tratar de assuntos delicados ou importantes na vida.
    Não li ainda esse livro, mas tenho muita vontade. Gosto da Pam :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ler sua resenha Thay, trouxe mais detalhes sobre a historia do livro... Ainda não tinha me convencido a lê-lo, mas fiquei um pouco curiosa agora. Parece ser bem construído msm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que boa indicação, obrigada!

    Obrigada por seguires o meu blog! Também já estou a seguir o teu para não perder nadinha <3

    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oie! Estou louca para ler o livro da Pam; sou mega fã dela e vejo tanta gente lendo e elogiando a história que quero conferir.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. O livre me perce ser muito bom, a historia de Alina é muito interessante.
    Já estou te seguindo flor. Sucesso sempre!
    www.bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha e deu mesmo vontade de ler! Estou seguindo seu blog, gostei demais!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  11. Olá Thay
    Vim agradecer sua visita e conhecer seu blog, que amei e já estou seguindo como Luli Ap.
    Menina parabéns, vc arrasou na resenha!
    Amei e fiquei instigada com o livro Boa Noite que não conhecia. Parabéns para a autora Pam que soube conduzir tão bem assuntos atuais que merecem ser discutidos e precisam de espaço para debate e conscientização.
    Já está na minha lista dos desejados.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Estava doida pra saber um pouco mais sobre o livro. Adorei seus comentários! Me fez ter vontade de ler haha Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que realmente deveriam existir mais livros assim. Precisamos falar sobre o empoderamento feminino. Não somos melhores que ninguém, mas ainda somos obrigadas a ter que explicar o que somos fortes e guerreiras!
    Minha irmã mais velha é analista de sistemas. Só tem homem trabalhando com ela... por vezes ela já chegou a passar por entrevistadores que diziam "nossa, mas mulher nessa área não dá certo não". Tenso!

    Bjinhos,
    ❥AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que lindooo ... ameii a resenha
    Ainda nao conhecia
    Ameii seu blog,seguindo ja
    Bjinhos
    soloucossentem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não faz meu estilo de leitura, mas achei o tema bem interessante.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Thay, tudo bem?

    Quando vi esse livro da Pam fiquei com muita vontade de ler, exatamente por nos apresentar uma premmissa tão instigante. Fui lendo as críticas e me surpreendendo, muitas pessoas adoraram o livro como você, outras criticaram pesadamente.
    Por ela tratar uma infinidade de temas e possuir uma linearidade na construção já fico louca para ler, com toa certeza darei uma chance, quero ver como a Pam desenrola uma história completa!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  17. Oi, Thay

    Eu vou ter que ler o livro e tirar minhas próprias conclusões, pois as resenhas que leio estão bem meio a meio, sabe? Uns, como você, gostam bastante, já outros falam que é tudo muito forçado, que ela quis criar conflitos e ficou tudo muito estereotipado... vamos ver.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. ooi adorei a resenha o enredo é muito bom e já li varias resenhas positivas ^^
    beeijos boas festas
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Thay!
    Eu li esse livro há algumas semanas e também adorei a forma como a Pam conseguiu abordar temas tão sérios. Quando eu comprei "Boa Noite", nem imaginava as temáticas profundas que estavam na história! Achei que era apenas um livro clichê sobre a menina nerd querendo se transformar em popular e definitivamente não é nada disso. Adorei sua resenha! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  20. Oi Thay, tudo bem?

    Eu estou bastante curiosa com esse livro, não só pela história interessante, mas principalmente porque quero conhecer a narrativa da Pam Gonçalves. Que bom que pra vc a leitura foi boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, Thay! Já faz tempo que estou morrendo de vontade de ler este livro. ^^ Nem sei porque fui ler a sua resenha, só fez aumentar a minha vontade de ler Boa Noite. (hehehe) =D
    Ah! Achei muito bonitinha a fonte que você usa nos posts. *.* Uma gracinha!
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Confesso que apesar da divulgação que o livro teve, eu não tinha muita curiosidade em lê-lo, até ler a sua resenha. Preciso urgentemente desse livro! Achei o máximo a história ser sobre uma garota que tem de "sair do ninho" e começar a aprender a viver sozinha, como também aprender a lidar com as manias e hábitos dos outros. A personagem ainda enfrenta preconceito que muitas mulheres sofrem em determinados cursos, e a autora ainda retrata temas polêmicos como o estupro de forma ávida. Gostei mesmo da premissa, essa mudança de adolescência pra vida adulto longe dos pais acontece com todo mundo eventualmente, principalmente em época de faculdade, e imagino que seja um livro com o qual muitas pessoas se identificam!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Tay,
    Adorei a resenha do livro.
    Já tinha visto ele, mas nunca parei para ver mais sobre a história.
    É uma dica que irei anotar.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  24. Oii Tay, tudo bem? Amei a resenha e isso só fez com que a minha vontade de ler esse livro aumentasse mais ainda hahahahaha a Pam escreve muito bem, lembro quando ela ainda escrevia no blog, então imagino que o livro deve estar excelente.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥