[Resenha] Não Se Iluda, Não - Isabela Freitas!

Título: Não se iluda, não

Autora: Isabela Freitas
 
Editora: Intrínseca

Resenha: Seguindo a mesma linha de “Não se apega, não”, nesse livro também temos algumas experiências da autora conduzindo a trama. Nesse livro a protagonista Isabela continua sua busca de autoconhecimento, realizações, amor próprio e um super diferencial é que agora temos uma Isabela mais madura, segura de si e menos desesperada por um amor, ela já consegue ficar sozinha. É notável a sua evolução! Nesse temos uma Isabela que dá mais valor aos amigos, focada em concluir o curso de Direito e ir em busca do sonho de ser escritora.

A narrativa, assim como no primeiro livro, recria situações vivenciadas pela autora, com o propósito de mostrar as inúmeras enrascadas que uma pessoa pode se envolver, mas também as experiências que podemos tirar delas. Logo, o desenrolar é dividido entre a descrição das novas relações amorosas e as publicações em seu blog, - publicadas anonimamente - mostrando o que ela vem achando do vem acontecendo.

Assim, a história se passa em sua maior parte em Costa do Sauípe, Bahia, onde viaja com os amigos da faculdade para passar as férias. Como se já não fosse suficiente a presença de Marina (...se é que vocês lembram! Ah, a chata da Marina!), ainda tem de aturar sua prima Nataly que também está lá e não fica muito atrás da Marina em termos de chatice. Completando o time dos personagens principais também temos a Amanda, melhor amiga da Isa e Pedro, seu “melhor amigo”, a quem tem um afeto, digamos: colorido.


Em meio a muita diversão e alguns shows, sua amiga Amanda tem uma forte desilusão amorosa, quando seu namorado decide terminar o namoro por telefone e é amparada por um garoto que decide prestar ajuda. E com quem, posteriormente, este se enrola com Isabela. Isabela vê no garoto todas as qualidades que sempre quis, tão quanto ele vai mostrando com o passar dos dias, o quanto quer estar com ela. Mas, como tudo que envolve nossa protagonista está fielmente fadado a fracassar, com um tempo ela descobre que ele, - de nome Gabriel - é o irmão distante do seu melhor amigo, a quem ele não tem uma relação muito boa.

“Sonhar não é a mesma coisa que se iludir. O sonho empurra você na direção dos seus objetivos. A ilusão paralisa, porque faz você acreditar que já chegou lá.”

Uma confusão é formada ao mesmo tempo em que Isabela e Gabriel passam a se conhecer melhor. Sua prima Nataly se aproveita da situação e fisga Pedro - que não aceita o romance de Isabela - que não aceita a traição de Nataly – que só está interessada em provocar a prima.
Ao tempo em que Isabela vai tentando desenrolar tudo isso, o seu blog vai bombando e ela vai percebendo o quanto é Pedro que mexe com ela verdadeiramente, tão quanto ele tenta mostrar isso para ela o tempo inteiro.

E é claro, que vai tudo muito além disso aí, porque se não tiver umas idas e vindas, uns altos e baixos e uns barracos, não estamos falando de Isabela. A mocinha então, cansada de sustentar uma relação que sabe que não vai findar, resolve seguir seu coração e se entrega para Pedro, diminuindo assim a bola de neve das confusões. Com o blog no auge, ela é convidada por uma das maiores editoras do Brasil a publicar seus textos e é só o começo do seu sucesso.

“De todos os fenômenos da natureza, ela é furacão. Deixa destroços e fumaça por onde passa. Já tentou ser brisa leve de verão mas, como dizem, calmarias não duram para sempre.”

Isabela Freitas se superou e muito nesse livro. É nítido o seu crescimento em comparação ao primeiro livro, que deixa claro o quanto não foi só a personagem que evoluiu. Esse livro foi muito mais gostoso de ler, vemos uma Isabela mais bem humorada, com diálogos descontraídos, que não fogem muito do que estamos acostumados a ver, mas com aquele toque – na dose certa – de sarcasmo, que eu acredito que é o que dá toda diversão aos livros dela. Adoro o jeito que ela mistura realidade e ficção, sem parecer algo muito fantasioso ou autoajuda demais. Continuo adorando seus livros e recomendo demais!

"O ideal, só está ali para nos lembrar que o poder de escolha é todo nosso."

16 comentários:

  1. Oiii Thai

    Fico feliz de saber que a leitura valeu a pena e que a autora conseguiu se destacar ainda mais! Quero ler essa trilogia algum dia, acho as capas super fofas

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros da Isabela mesmo nunca tendo namorado hahaha. São inspiradores e servem de lição sim!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu ainda não tive o prazer de poder conferir nenhuma obra da Isabela Freitas, e só tenho ouvido elogios até agora. Depois de ler sua resenha, tenho certeza de que preciso ler logo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar do livro, eu tenho muita vontade de compra-lo! Bom saber que você gostou!

    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  5. Acho que fui a única que gostou mais do primeiro, mas acredito que foi por estar vivendo o mesmo momento que a protagonista no primeiro, então me emocionei e me identifiquei mais. Amo a escrita da Isabela, foi a única youtuber que comprei o livro.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre coloco os livros dela no carrinho para comprar, mas chego a finalizar a compra e mudo de ideia kkkk mas esse vai para meta de 2017, quero conhecer a escrita dela. Parabéns pela resenha , Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  7. Oi, Thay

    Eu não curto a proposta dos livros da autora. Sei lá, é uma coisa meio autoajuda que não me desce. E a própria autora não faz o que prega, lança um livro chamado "não se apega, não" e não quer desapegar desses livros...já lançou (ou vai lançar, nem sei) outro...
    Hahahahha Brincadeira
    Que bom que você curtiu, infelizmente não faz meu tipo.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Não faz meu estilo de leitura, mas a história aprece ser bem interessante.

    FELIZ ANO NOVO!!!
    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li,mas aprendi horrores na minisérie do fantástico! agora estou com uma lista de livros para comprar tão grande que não sei nem oque fazer,ele está entre eles, um dos primeiros, mas anda complicado!
    Mas tenho certeza de que irei amar <3.

    Ahh... já estou seguindo este blog maravilhoso <3
    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  10. Olá lindona,
    amo esse livro, li numa época muito boa.
    Gostei demais da sua resenha.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  11. Oi Thay, tudo bem?

    Esse também foi o meu preferido até o momento da Isabela. Ela cresceu muito na sua escrita e fez a personagem amadurecer, mostrando uma Isabela diferente. Estou com o terceiro livro para ler e louca para começa-lo, quero ver como vai ficar essa história. Ah, admito uma coisa, gostava da Isabela e Gabriel juntos hahaha

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thay!
    Confesso que tentei ler o primeiro livro da Isabela e desisti, simplesmente não consegui gostar da leitura. Entretanto, depois de ler sua resenha tão positiva, fiquei curiosa para ver se teria uma outra opinião caso desse mais uma chance à série! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  13. Oi Thay!
    Os livros da Isabela não me interessam pela temática, mas vejo que muitos blogueiros gostam. E é sempre bom ver que um autor evoluiu do primeiro para o segundo livro, né? Tomara que o terceiro seja melhor ainda (que ótimo que a Intrinseca esteja lançando um próximo do outro...)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A Isabela Freitas é maravilhosa <3. Eu ainda não li os livros delas, apenas acompanho ela pelo canal. Mas pretendo ler.

    pollyannamonyque.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá Thay!
    Linda resenha! Espero um dia ter vontade para ler esse livro, vejo bastante comentários positivos.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥