[Resenha] Não Confie em Ninguém - Charlie Donlea!

Título: Não Confie em Ninguém

Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial

(tentativa de montar a cena do crime, haha)

Resenha: O livro é narrado em terceira pessoa e logo de início nos apresenta Grace Sebold, estudante de medicina, que numa viagem à cidade de Santa Lúcia, no Caribe, para comemorar o casamento de um casal de amigos com seu namorado, outros amigos e suas respectivas famílias, vê tudo desandar quando  Julian, - seu namorado - é morto. E ela, a principal suspeita pelo assassinato.

A paradisíaca ilha chamada de Sugar Beach agora se tornara o palco de um assassinato que ganhou todas as mídias e que imediatamente foi cercada por policiais e detetives sedentos em descobrir quem fora o assassino. E que depois de longos depoimentos, Grace fora, mesmo jurando inocência, condenada pelo crime. Julian estava pronto para lhe pedir em casamento naquela noite - em um encontro que ela diz não ter ido e todas as evidências caem em suas costas.
Dez anos depois da sentença condenatória, o caso Sebold ainda ganhava a mídia e Grace continuava jurando sua inocência e mandando inúmeras cartas para Sidney.

Sidney Ryan é uma cineasta que carrega uma carreira reconhecida por seus trabalhos de sucesso. Sidney trabalha com produção de documentários telesivos que tem o intuito de revisar casos de crimes reais, em que os condenados alegam ter sido presos injustamente para assim mostrar a verdade por trás do caso e tentar provar a inocência de quem fora condenado. Ela já tem três produções de grande sucesso e que resultou em grandes resultados, assim inúmeras cartas de todos os tipos de crimes chegam por dia à sua mesa, cartas de muitos condenados tentando a sorte. É quando as de Grace começam chamar sua atenção – por toda repercussão que o caso teve na época. E sem pensar duas vezes decidiu que queria conhecer toda história por trás do que as investigações locais apenas resolveram mostrar.

Ela só não imaginava tudo que iria encontrar a partir do momento em que – no local onde o crime aconteceu – pediu aos ventos que Santa Lúcia lhe mostrasse a sua história.
Seu documentário ganhou o título de “A Garota de Sugar Beach” e era exibido em tempo simultâneo às suas descobertas. Com isso, grande foi a explosão de audiência, principalmente quando a cineasta começou mostrar que havia muito mais por trás de um crime que teve seu veredicto com base em inverdades, provas insustentáveis e péssima qualidade dos serviços das autoridades locais, dos detetives e até dos advogados – muito interessados na pressa em arquivar o caso para não prejudicar o turismo da Ilha.  Com isso, Sidney mergulha de cabeça nas investigações, sem se preocupar muito com o que poderá encontrar.
E o que encontra de fato, é um contexto que envolve traições, mentiras, intrigas, omissões e injustiças - diretamente ligadas à culpas, lealdade e amor obsessivo.

Os episódios fazem tanto sucesso e grande é a comoção geral que as autoridades resolvem reabrir o caso. E antes do fim das filmagens dos últimos episódios do documentário, Sidney recebe uma carta misteriosa do detetive Gus mostrando-a que ela pode estar cometendo um grande erro. Aí é que ela vê tudo desandar, todo seu sucesso entrar pelo ralo e mais do que nunca luta pelas respostas, principalmente as que poderão mostrar se Grace é realmente inocente, afinal, para todo caso pode haver várias versões e nem tudo que parece é. Ela só não esperava descobrir isso da pior maneira possível.

Grande foi o choque dela.
E o meu também.

Afinal, reviravoltas e principalmente a surpresa são ingredientes chaves nas histórias de Donlea e essa não poderia ser diferente.
Não poderia deixar de comentar da minha alegria em ele ter trazido uma personagem de um dos seus livros anteriores e mesmo sendo, agora, uma personagem secundária, a construiu mais uma vez de forma brilhante. É uma personagem que mereceu o  destaque que teve e eu adoraria vê-la mais vezes. Criei um apego imenso! Para quem leu Deixada para trás, revê-la com certeza foi um presente e tanto.

O final, como em todos os seus livros, foi surpreendente. Este é o terceiro livro que eu leio do autor e o primeiro que eu consegui descobrir quem estava por trás da crueldade. Ainda assim o enredo foi de tirar o fôlego, porque além de ver minha teoria se concretizando, o que foi realmente sinistro, descobrir quem era o assassino não era nada perto do que viria. E o que veio foi, de fato, irremediavelmente triste. Sinto que nunca superarei o desfecho da investigação. Ainda dói lembrar da maldade e do sangue frio de alguém que atrapalhou covardemente a vida de quem só queria ajudar.

Eu não poderia deixar de falar também no quanto até agora me sinto angustiada com desenlace. Eu sinto que o autor quis passar uma impressão mais realista e isso foi genial, eu só não estava preparada para sofrer tanto por uma personagem. Gostaria muito que tivesse sido de outro jeito, foi muito doloroso ver quem honestamente lutava em busca pelo seu lugar ao sol, perder – literalmente – tudo em fração de segundos. Confesso que ainda é angustiante pensar que o final dessa história poderia acontecer com qualquer um e que em nada aquilo foi irreal ou fantasioso. Ainda é angustiante lembrar que, às vezes o nosso erro está em não querer errar. Muitas vezes estamos tão cegos em busca do nosso objetivo que nos esquecemos de pesar e respeitar os percalços.
Achei uma brecha boa para um Spin Off - que ainda não sei se é a ideia do autor, mas eu adoraria saber o rumo que os novos acontecimentos tomaram... Mesmo sendo triste demais ter que continuar a história com o buraco que foi deixado lá, devido à ausência de quem mais me cativou na história toda. É, Charlie fez um verdadeiro estrago no meu coração!

Ele mais uma vez conseguiu criar uma história inteligentíssima e de todos os seus livros, achei que esse foi impecavelmente melhor construído, embora não tenha sido o que mais me agradou. Contudo, mesmo tendo ficado tão entristecida por causa do final, eu preciso dizer o quanto eu admiro a escrita desse autor. A escrita, a criatividade, a ousadia. E coloquem ousadia nisso! Ele foi sagaz, você vai se sentir admirado e decepcionado ao mesmo tempo. Acho Charlie inteligentíssimo e muito comprometido com o que decide escrever, é nítido o seu empenho, o seu trabalho minucioso com as pesquisas - o que sempre resulta em assuntos/temas/situações bem abordadas e tratadas geniosamente por quem se empenhou em falar do assunto com maestria, refletindo em um resultado sempre bem colocado e com muita propriedade.

O livro é vertiginoso, inquietante, voraz, instigante, denso, esmagador. O autor consegue nos pegar de jeito, invade o íntimo das nossas emoções e ao mesmo tempo que nos extasia, nos dilacera inteiros. Nos leva ao céu e ao inferno, eu senti vontade de matar Charlie por ter me deixado sem reação, embasbacada, inconformada e num frenesi absurdo e ao mesmo tempo senti vontade de abraça-lo por toda genialidade por trás de uma história que ele nos deu o prazer de conhecer. A história vai te provocar sensações absurdas, efeitos que você vai se questionar se está amando ou odiando. E na verdade acho mesmo que eu amei e odiei esse livro – e na mesma proporção. O que, acredito que signifique para o autor, que tudo deu certo, tudo segue como o esperado e que ele cumpriu sua proposta.

Sua escrita é um presente para mundo literário e TODOS deveriam conhecer!

6 comentários:

  1. Oi, Thay!
    Esse livro tá sendo bem falado por aí, principalmente no instagram. Aliás, todos os livros desse autor estão. E são comentários bem positivos, acompanho seu instagram e já percebi que você gosta muito dele.
    E você me deixou curiosa com essa resenha, principalmente pelo final que parece que algo te derrubou rs
    Quero muito conhecer os livros desse autor, qual você me recomenda ler primeiro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thay

    Eu quero muito! Estou esperando baixar um pouco o preço pra comprar. Já tenho os dois livros anteriores do Donlea e só pela resenha já vejo que esse é mais um que super vale a pena ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem?
    Já vi uma outra resenha desse livro e me interessei bastante, parece ser legal. A capa também é maravilhosa
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom? Não conheço o autor, mas sua resenha está ótima e me interessei pela história. Porém, to com uma dúvida você disse que foi o terceiro livro dele que leu e reviu uma personagem, é algum tipo de série/trilogia? Tipo, tem alguma ordem pra ler ou posso ler só esse?

    https://byangelaserrano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    Não tenho o costume de ler tantos livros desse gênero, mas preciso começar a me aventurar mais, porque gosto dessa questão de suspense, procurar pistas e desvendar o crime!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thay.
    Que resenha incrível. Já quero ler só para sentir tudo isso que você sentiu. Eu preciso conhecer a escrita do autor porque até agora não li nenhuma resenha negativa dos livros dele. E pelo jeito eu vou adorar a escrita. Assim que der vou comprar seus livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥