[Resenha] Meus Melhores Rascunhos - Chris Melo!

Título: Meus Melhores Rascunhos

Autora: Chris Melo

Editora: Rico Editora

Resenha: Quando lemos um livro com a proposta que "Os Melhores Rascunhos" tem, buscamos de alguma forma que em algum momento sejamos tocados. Buscamos entender os pontos de vista dos autores, seus pensamentos, suas mensagens. E tudo isso a gente ganha - como que num pacotinho lindo e embalado pra presente -, com os textos de Chris Melo.


Seu livro fala de amor, de experiências, de coragem, estímulo, superação, das mudanças, do tempo, da espera, da transformação. Seus textos são repletos de reflexões e momentos de identificação - Chris consegue falar por nós, melhor que nós mesmas, desnudando assim sentimentos e sensações que mal sabíamos que tínhamos.

O livro ainda é interativo e eu achei uma cartada de mestre da autora. Durante a leitura você vai se deparar em alguns momentos com algumas perguntas que ela nos direciona e que vai te fazer refletir e olhar para dentro de si mesmo. Em vários momentos me vi parada pensando no que eu responderia e essa atividade de nos fazer olhar para dentro e buscar no nosso íntimo as respostas, me deu alguns tapas na cara e que de fato eu precisava para saber quem eu sou, onde estou, o que quero. Além de nos fazer enxergar que coisas pequenas podem causar grandes efeitos. Ela ainda nos faz relembrar nossos valores, princípios, sonhos e como se ainda fosse pouco, nos mostra a importância de virar páginas. Achei de uma sagacidade incrível.

"A vida não acontece sem a gente e não interessa se acha que ainda não está pronto. O despertador nem sempre lhe dará mais cinco minutinhos."

No começo do livro, no texto “Horizonte de expectativas”, Chris coloca o quanto deseja que na viagem por seus textos que nos encontremos de forma natural - ela com a sua escrita e nós leitores com o nosso olhar. Eu queria falar para ela que todos os papéis foram cumpridos com maestria. Se o que ela esperava era que conseguisse me tocar, conseguiu esse feito com a mesma doçura com que me foi permitido enxergar a sua alma e o mais íntimo do seu coração.

A frase ‘A gente só oferece o que tem’ pode até soar como clichê, mas é o que tão bem se encaixa para definir o coração de Chris e foi o que eu consegui pensar no momento que finalizei seu livro e que agora tento, na minha pequenez, falar do que eu sinto e da emoção de ver alguém tão linda por dentro no mundo de hoje. Seus textos explanam do que sua alma está cheia e eu tenho certeza que só uma pessoa com um coração tão bom escreveria coisas tão plausíveis.


"Aprende a apreciar o vento no rosto, o medo que nos faz pressionar os lábios e o alívio da chegada porque no fundo, a gente sabe que é melhor uma chegada atribulada do que nunca ter partido para lugar nenhum."

“Meus Melhores Rascunhos” foi uma grata surpresa para mim, encontrei muito mais do que esperava e fiquei imensamente feliz de saber que não eram textos como tantos outros que vemos por aí, a singularidade com que a autora escreve é o que nos cativa, além de nos fazer pensar e nos identificar com muitos deles de tal forma a adotar o texto pra nós - porque é de nós mesmos que ele fala.

Chris de forma muito sutil e através de uma escrita sensível e envolvente consegue nos despertar as melhores sensações. Sua afinidade com as palavras é uma das suas maiores características. A forma como conduz o que de fato quer passar e com tanta naturalidade, nos faz sentir aconchego em seus textos e a forma como transmite suas emoções nos envolve por completo.



"Aprendi a ser menos feliz com algumas coisas para evitar ser mais triste na
ausência delas."

Ainda me atrevo a dizer que além de todas essas considerações que eu fiz, digo com total segurança que foi um dos melhores compilados de textos que eu já tive o prazer de apreciar. Ela fala de coração para coração e inevitavelmente você se vê devorando todas as páginas – aquelas, das quais, você lê torcendo para que não termine.

Deveria ser mais fácil falar de Chris, mas não é, porque fico tentando buscar as palavras certas que se encaixem no que verdadeiramente ela me transmite e de toda sua grandiosidade e acabo percebendo que não existe uma fórmula para tal, mesmo eu estando aqui por inteira tentando - inutilmente - passar isso. Mas acredito que se eu disser que ela te fará se emocionar, se sentir abraçado e amar. Pura e simplesmente. Vocês entenderão.

Livro recomendadíssimo e indicado principalmente para todos aqueles que ousam da apreciação de se deixar tocar.

2 comentários:

  1. Oi Thay, tudo bem? Adorei a resenha e a indicação que parece render uma leitura maravilhosa. Estou em uma fase de leituras tocante, comovente e que, de alguma forma, tragam uma lição ou ensinamento. Apesar de textos compilados em um livro não me atraírem, a tua motivação na resenha me convenceu que vale ler essa obra.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Não conhecia, deve ser bem legal, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥