[Resenha] Quando ela desaparecer - Victor Bonini!

Título: Quando ela desaparecer

Autor: Victor Bonini

Editora: Faro Editorial

Resenha: Francisca Silveira do Carmo, ou somente Kika, é uma garota de 16 anos que sumiu durante uma excursão escolar e já se encontra desaparecida há dois meses. Não há muitas pistas sobre o seu desaparecimento além de um colar deixado na mata, onde supostamente ela teria entrado.


Kika é de origem humilde, é órfã de pai e extremamente bonita, chamando atenção de todos por sua beleza notável, o que lhe rende uma aproximação muito maior com os garotos e desperta inveja nas garotas – o que também a torna vítima de bullying, se vendo obrigada a se isolar sempre. Há dois anos a menina passou por uma situação que a deixou à beira da morte e poucos acreditavam que ela sobreviveria. E agora, lutando para se recuperar do episódio anterior, surge mais esse problema: um misterioso desaparecimento e que ganhou a mídia nacional. Vários profissionais se envolveram nas investigações e a lista de suspeitos só cresce conforme as pistas vão surgindo. Poderia ser Kika mais uma vez uma sobrevivente? Há relação entre os dois episódios?

Em formato de livro-reportagem, que conta a história pela ótica jornalística, “Quando ela desaparecer” traz uma narrativa aos olhos de Sarah Meireles, uma profissional que não só acompanhou o desenrolar do caso, mas presenciou fatos importantes. Com capítulos intercalados entre presente e passado, vamos conhecendo através de depoimentos e relatos, mais da vida e comportamento da nossa protagonista e de todos os eventos que a rodeiam.

Ao passo que conexões vão sendo reveladas, segredos descobertos e o circo parece estar se fechando, a história ganha outros desdobramentos e alguns inocentes também passam a ser o alvo. Mas por quê?

O autor tem uma narrativa tão brilhante que de forma inteligentíssima consegue unir todos os elementos que deixam a leitura atrativa. De construção dinâmica, vemos a história de Kika se desdobrar através de formatos que ajudaram a enriquecer a história... fotos, manchetes de jornais, mensagens de textos & e-mails, flashbacks, mapas, tudo o que facilmente corroboram para melhor elucidar e nos arrebatar para dentro da história de forma eletrizante. Um livro movimentadíssimo que quando você acha que foi chegado o desfecho, segredos vem à tona causando uma reviravolta surpreendente, remexendo o quebra-cabeça que até então achávamos que estava praticamente formado.

Bonini nos presenteia com uma obra recheada de mistério e suspense. Ele vai construindo uma trama de forma a saber fisgar o leitor e obrigá-lo a continuar lendo. Finaliza os capítulos de forma que aguça nossa curiosidade, nos dando pistas do que vem a seguir e quando você se dá conta, já finalizou a leitura. Achei o desfecho estarrecedor e altamente imprevisível, nunca e nos meus maiores e melhores chutes, eu imaginaria algo como o que foi. Claramente vemos o quanto a mídia pode influenciar a opinião pública e o quanto existem decisões desacertadas por erros de pré-julgamentos. Um retrato assustador da nossa sociedade que nos faz refletir e pensar que foi uma ficção, mas poderia ser totalmente possível.

Bonini foi uma das gratas surpresas que eu tive esse ano.
Que orgulho tê-lo no time da nossa literatura nacional!
Livro recomendadíssimo!

7 comentários:

  1. Olá Thay!!!
    Quero muito ler esse livro. Gosto muito do Bonini. Você já leu O Casamento? Se não leia! É muito bom!!!

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay,
    Eu adorei esse livro, foi o que me fez virar fã do Bonini, agora leio tudo o que ele escrever, rs.
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thay.
    Eu ainda prefiro O Casamento do autor, mas esse também é ótimo. Ele é um dos melhores autores de livros policiais da atualidade. Digno de Agatha Christie de quem ele também é fã.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Esse livro esteve numa hype enorme no início do ano e fiquei tentada a ler mas persisti kkk. Hoje em dia não sei se leria.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi
    só li um livro do autor e gostei da escrita dele, esse parece ser um bom livro e toda vez que leio uma resenha dele fico mega curiosa para saber o que aconteceu.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay, tudo bem?
    Já vi muitos elogios ao livro e o seu é mais um que reforça esse olhar positivo que tenho em relação a essa obra. É muito legal saber que o autor conecta tudo muito bem, isso vale muitos pontos comigo em termos de livros policiais (que eu adoro!).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou muito fã de narrativas nesse estilo não, acho um pouco chato mas a história me parece bem interessante pelo que você disse, então eu até daria uma chance para a leitura.
    Fiquei curiosa com relação ao desfecho rs

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥