[Resenha] Procure nas Cinzas - Charlie Donlea!

Título: Procure nas Cinzas

Autor: Charlie Donlea

Editora: Faro Editorial

Resenha: “Procure nas Cinzas” tem início nos apresentando um assassinato brutal que envolve Victoria Ford e um escritor famoso e rico na época, Cameron Young. Vinte anos atrás quando um ataque terrorista às Torres Gêmeas do World Trade Center aconteceu, um processo de julgamento que condenava Victoria como a responsável pelo assassinato do escritor - a quem ela mantinha um caso extraconjugal -, estava a todo vapor e era o assunto principal da mídia. Naquele nebuloso 11 de Setembro, o atentado deu fim a vida de Victoria, juntamente com a de mais de centenas de pessoas, roubando-lhe quaisquer chances de ao menos tentar se defender.

Hoje, as pessoas ainda lembram perfeitamente do atentado, mas ninguém lembra mais do caso que, possivelmente, condenaria Victoria por assassinato devido a tantas provas físicas encontradas no apartamento da vítima, com identificação do seu DNA. Mas, o caso que até então estava arquivado, é novamente lembrado quando com o avanço de técnicas forenses que identificam os restos mortais das vítimas a partir de fragmentos ósseos coletados dos escombros, reconhece o DNA de Victoria.
Avery, uma famosa apresentadora de TV, vê nessa novidade, uma oportunidade de fazer uma boa matéria sobre a vítima do Onze de Setembro que foi identificada e alavancar a audiência do seu programa.

Avery é uma mulher jovem, inteligente, trabalhadora e ousada. Mas luta para continuar escondendo a origem da sua família desde quando se mudou para Los Angeles para trabalhar e precisou ocultar o sobrenome do seu pai, Garth Montgomery, o maior trapaceiro do esquema de pirâmide, roubando bilhões de dólares de investidores. Garth se encontra foragido. E essa é uma parte da sua vida que ela luta esconder, ou sua carreira vai para o ralo.

Em paralelo, conheceremos Walt Jenkins, um aposentado do FBI que, isolado na Jamaica para afogar as mágoas de um passado que lhe atormenta, recebe a visita do seu antigo chefe lhe propondo uma jogada: sabendo que Avery mais cedo ou mais tarde lhe procurará quando descobrir no que Victoria estava envolvida e devido a ele ter sido o responsável pelo caso Cameron na época, seu ex-chefe lhe propõe que ele se permita aproximar da apresentadora e lhe dê as informações que ela quiser, em troca de coletar informações sobre o paradeiro de Garth.


E é aí que todo o emaranhado tem início. Avery chega até a casa de Emma, irmã de Vitória e encontra muito mais do que o que ela foi procurar. Fazendo uma breve visita só para saber mais sobre a vítima identificada, ela descobre que Victoria estava envolvida em uma investigação de assassinato quando veio a falecer. E diante de muitas conversas e taças de vinho, Emma lhe conta que no dia do atentado recebeu uma ligação de Vitória lhe relatando o clima caótico que já se encontrava nas Torres e pedindo que se ela não conseguir escapar, que a irmã acredite que ela é inocente e lhe implora que arrume um jeito de provar isso. E agora, duas décadas depois, Emma, quer as respostas e clama por justiça, uma vez que tem certeza que Vitória é inocente.

Como já era esperado, Avery procura Jenkins e o que temos a seguir é uma jornalista sedenta por mais informações sobre aquele assassinato de vinte anos atrás e um aposentado do FBI que ao se envolver novamente no caso, quer não só encontrar o pai de Avery como prometeu ao seu ex-chefe, mas também entender sobre um caso que quanto mais eles mexem, mais encontram furos na investigação. Juntos e diante das informações que a dupla vai coletando, decidem fazer o que for preciso para reabrir o caso e descobrir se Victoria era mesmo culpada de um assassinato que esconde segredos que perduram desde o momento do crime, até os tempos atuais.

O final vai muito além do qualquer um imaginava. Você até consegue acertar algumas coisas, mas qualquer que seja a nossa descoberta, ainda é muito pequena diante do que o autor constrói acerca dela. Fiquei embasbacada de mais uma vez me surpreender com a construção de personagens tão inteligentes e audaciosos que nos faz lembrar o quanto ninguém é inocente demais e que todos, por menor que seja, tem algo a esconder.


A cada novo livro de Charlie fico mais surpresa do quanto a sua evolução dá saltos incríveis! A criatividade em seus enredos chega sempre num patamar que vai além do que você espera! Um livro se torna sempre melhor que o outro e quando superar o anterior parece inatingível, brota ele com novas surpresas e entregando sempre uma história mais bem elaborada que a outra, em que o plot twist de tirar o chapéu - que já é de lei nas suas histórias -, é apenas a ponta do iceberg, num enredo fenomenal na sua totalidade!

Trama criativa, movimentada, original e intricada e que com a maestria do autor que vem se destacando como um dos melhores do gênero, todas as pontas são unidas, nos apresentando desfechos incrivelmente plausíveis. Tudo nesse livro mereceu aplausos, desde o envolvimento do caso principal com o ataque às Torres Gêmeas... às reviravoltas e personagens secundários surpreendentes, que surgem do nada e te entregam tudo.

Charlie é o meu autor favorito do gênero, isso não é segredo para ninguém. E eu te recomendo esse livro assegurando que você vai amar e se surpreender demais. Até quem não gosta do gênero, vai passar a gostar! Confia em mim!


8 comentários:

  1. Oiee!!
    Eu acabei de ganhar a garota do lago e acabei de ver no blog da Sil o lançamento desse e vc ja veio com a resenha!!!!!
    Eu não li nada do Charlie ainda, mas acho que entraria na lista das pessoas que viram fãs hein???
    SUPER ANOTADO!!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Oie, que bom que o autor continua sendo incrível! Tenho curiosidade de ler suas obras, mas ainda não tive oportunidade.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem?
    Suspenses policiais são meu estilo favorito, então já amei saber que esse livro tem um final surpreendente e que prende do início ao fim. Não vejo a hora de conhecer a escrita desse autor!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thay.
    Meu livro não chegou ainda e estou mega ansiosa pela leitura. Fiquei até mais sossegada agora com sua resenha. Porque tinha lido uma no Instagram que a pessoa falou que o livro não foi tudo o que ela esperava e já fiquei preocupada hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu só li um livro do autor até agora, mas tenho outro aguardando a leitura, que bom que gostou de mais essa leitura, a escrita do autor é muito boa, mas esses dias li uns comentários negativos dos livros do autor.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Thay,
    Acho que posso dizer que o Charlie também é meu autor favorito do gênero. Os melhores thrillers que li foram dele!
    Estou ansiosa para ler este também!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thay,

    Eu preciso muito ler os livros desse autor, até agora não vi ninguém criticando.
    Assim que der vou adquirir as obras dele.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para ler esse livro, mas ainda tenho dois anteriores do autor para ler aqui em casa. Mas quem sabe na Balck Friday eu aproveite para garantir esse também. Ele realmente teve uma evolução gigante dos primeiros livros para cá, nem parece que é o mesmo autor, haha. Espero que ele continue assim, ^^.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥