[Resenha] Antes que você saiba meu nome - Jacqueline Bublitz!

Título: Antes que você saiba meu nome

Autora: Jacqueline Bublitz

Editora: Faro Editorial

Resenha: Em “Antes que você saiba o meu nome” vamos conhecer e acompanhar a história de duas mulheres, que nunca sequer se viram na vida – mas que seus caminhos são cruzados para sempre. Tudo tem início quando Alice Lee, de apenas 18 anos, desamparada, chega a Nova York, buscando uma nova vida. E Ruby Jones, que também chega ao mesmo lugar, tentando se recuperar de uma relação com um homem comprometido e na qual já estava passando dos limites. É quando, coincidentemente – ou não – Ruby, num dos seus dias de corrida, encontra o corpo de Alice às margens de um rio e a vida da corredora nunca mais foi a mesma.


A partir daí o que temos é uma explicação minuciosa sobre a vida das duas, o modo em que viviam, com que se sentiam solitárias, cada uma a sua forma.

Alice que cresceu sem uma estrutura familiar e foi abandonada até pela sua cuidadora, sem muitos amigos, ainda foi alvo dos interesses sexuais de um professor mais velho, enfim, depois de ser até dispensada por ele, foi deixa à própria sorte.

Ruby tem um relacionamento em que sempre foi A outra e cansada de estar sempre em segundo plano, resolve ir para longe, deixando tudo para trás. Ela só não sabia que, ali naquele dia fatídico, além de encontrar o corpo da pequena Alice, ela iria encontrar o rumo para a sua vida também.

No desenrolar do livro, a conexão entre as duas mulheres vai se linkando de forma surpreendente, quando a gente vai entendendo porque o caminho delas tinham que se cruzar – mesmo que naquelas circunstâncias – a gente vai dando mais valor aos acasos e à mensagem que diz que tudo tem hora e lugar. Ruby foi a pessoa certa na hora certa na vida de Alice. Talvez elas pudessem ter se encontrado em outras condições, tudo poderia ter sido lindamente um encontro de almas findadas a serem amigas por toda uma vida, mas ninguém muda o destino e as coisas acontecem devidamente como deveriam. Não foi o encontro que nenhuma das duas gostaria de ter tido, mas o universo se encarregou de lhes mostrar por que uma tinha que inevitavelmente cruzar o caminho da outra. Ruby deu a liberdade e justiça que Alice precisava para seguir.


O que mais me chamou atenção foi como a autora construiu a narrativa. Achei excelente o enredo ser narrado pela visão de Alice, isso permitiu nos passar de forma palpável o drama e as emoções da personagem! A narrativa fala diretamente com você e isso nos coloca tão perto dos sentimentos de Alice, como por muitas vezes, até no lugar dela. Achei de uma ideia genial e original.

O livro é todo voltado para o mistério que envolve a morte da protagonista, mas sobretudo tem uma carga emocional gigante, uma vez que nos coloca dentro da cabeça dela e entendemos – e sentimos junto - perfeitamente os seus anseios, dores, sentimentos de perdas e injustiça, bem como desejo de justiça também, que permeiam sua cabeça. Enredo visceral e extremamente feminista, nos passa de forma realista como as mulheres são tratadas desde que o mundo é mundo, mas fica também a mensagem escancarada das consequências desse tratamento ainda não ter a devida atenção, o que nos faz querer ainda mais soltar àquele grito preso na garganta por liberdade de ir e vir quando e como quiser e ter respeito acima de tudo.

Ler esse livro vai te fazer colocar-se no lugar de tantas outras mulheres, que como Alice, foram tiradas o direito de viver e muitas vezes sem nem ter a oportunidade que ela teve: de mostrar quem foi em vida e partir em paz! Nos faz refletir sobre quantas Alices existem por aí, sem direito a desfrutar da própria vida e vítima de homens e/ou desconhecidos que acham que tem o poder de tirar-lhes o direito de viver como e quando desejam e ainda colocam a mulher como um ser vulnerável e incapaz de se defender. A trama ainda salienta de forma dura a angústia que se aflora diante de situações em que os corpos de vítimas não são identificados – para quem conheceu a vítima e (vai saber...) até para ela mesma... afinal, todos deveriam ter o direito de serem lembrados. No mais, uma crítica social indispensável.

Achei uma história com uma mensagem maravilhosa, real e antes de tudo, necessária. A escrita da autora é apaixonante, intensa e muito envolvente!

Livro recomendadíssimo!

5 comentários:

  1. Olá, Thay.
    Eu amei esse livro. Me conectei muito com a Alice. Infelizmente existem muitas Alices pelo mundo e grande parte das vezes sendo mortas por homens em quem elas depositaram seu amor e confiança. Só achei que faltou um pouco mais da Ruby, principalmente do final dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay, tudo bem? Lá no blog quem leu foi a Nat e ela teve impressões parecidas com a sua. Parece uma excelente leitura mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Thay, tudo bem?
    Menina, eu só vejo elogios a esse livro e está na minha lista!
    Falo que é uma pena a Faro não ter ebooks, mas só de olhar essa edição, eu já quero na minha estante também. rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Thay,
    Não conhecia o livro ainda e adorei sua resenha. Com certeza é um tipo de livro que eu adoraria ler, tanto pela história quanto pelo estilo de crime e drama. Tudo que adoro!
    Uma pena a Faro não ter e-books.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thay!
    Eu simplesmente AMO leituras emocionantes e que nos fazem refletir sobre a nossa realidade, e acompanhado de um bom mistério essa leitura parece ser muito proveitosa! Fiquei curiosa.

    Beijos,
    https://www.papeladaweb.com.br/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥