[Resenha] O Adulto - Gillian Flynn!

Título: O adulto

Autor: Gillian Flynn

Editora: Intrínseca


Resenha: O Adulto é narrado em primeira pessoa, por uma protagonista que não nos apresenta seu nome, mas nos diz em poucas páginas, muito do que ela é e procura.

Nossa protagonista morava com a mãe, conheciam de perto o lado escuro da vida e sobreviviam de pedir esmolas e isso era tão constante que ela aprendeu a observar mais as pessoas. Facilmente sabia, inclusive, quando alguém sentia compaixão delas ou não.

Sua mãe era muito preguiçosa e se aproveitava da idade para conseguir sentada e de mãe beijada, as esmolas que a filha pedia pelas duas. Cansada dessa situação, nossa mocinha abandona a mãe e vai tentar sobreviver por conta própria e praticar pequenas fraudes se tornou sua especialidade. De início ela consegue uma vaga para trabalhar em um lugar bastante exótico. É oferecido naquele ambiente um tipo de prazer – bem peculiar – aos homens. Mas, depois que isso lhe proporciona um problema patológico, ela é transferida para os quartos da frente, onde lá o trabalho é outro. É ser vidente.

A moça não se intimida. Acostumada desde muito cedo a manipular as pessoas e como boa observadora que se tornou, não era difícil dizer aos seus clientes o que eles queriam ouvir. Ela fazia previsões para o futuro com a segurança de quem sabia o que estava dizendo e a falsa sensitiva dizia resolver todo tipo de problema. Seu público, na sua maioria das vezes eram mulheres e geralmente donas de casa ricas e infelizes. Isso era bastante atraente para a moça que sabia como convencer os clientes.

Até o dia em que a visita de uma cliente em especial muda totalmente o rumo da sua vida. Susan Burke, uma mulher atormentada, insegura, inquieta e desesperada vai procurar sua ajuda alegando que sua casa é mal assombrada e que isso tem a ver com seu enteado que é problemático e tem comportamentos estranhos. A partir daí, percebendo o que poderia estar errado, ela começa palpitar e seus chutes que aparentemente pareciam certeiros, vai ganhando ainda mais a mulher que não tem muitas opções a não ser dar um voto de confiança.

Assim, ela é convidada a ir a casa de Susan e atraída pelo dinheiro que ela sabe que terá e que será dos bons, aceita o convite. Só não sabe ela um terço do que iria encontrar, que logo de início, a partir da atmosfera do lugar, sabe que algo realmente assombroso está acontecendo - num território que ela começa julgar: perigoso.. E que quanto mais procura entender o que pode estar acontecendo, mais ela se vê envolvida numa história que ela mal poderia imaginar que fazia parte. As descobertas e o rumo dos acontecimentos vão de fatos intrigantes à situações que se vê sem saída. E daí ela precisa decidir se fica para ajudar quem quer que esteja precisando de fato da ajuda, ou foge pra tentar se salvar – se é que é possível.

Flynn mais uma vez conseguiu criar uma história de dar nó em nossas cabeças. É uma autora ávida em plantar dúvidas, em nos fazer criar suposições... Com seus personagens sempre conturbados e que embarcam em situações das quais, nem eles sabem ao certo onde tudo aquilo vai dar – e nós, muito menos. E esse foi o seu livro em que menos pudemos imaginar o desfecho, porque pela primeira vez, sua protagonista foi tão trouxa quanto nós e se mostrou estar encurralada em uma situação que não fazia a menor ideia de como reverter.

Por ser um conto, foi tudo muito corrido, mas ainda assim achei que Gillian conseguiu construir bem os personagens, acredito que seja o forte dela. Você consegue, mesmo em poucas páginas, conhecer os personagens e seus comportamentos e isso deixa uma brecha fácil pra criar várias teorias do que a situação sugere. Acredito que a história em si é que não teve muito espaço pra se desenvolver, penso que por reflexo de ser um conto, e daí quando você acha que a trama vai pegar fogo, ela acaba. É certo que um desfecho como o que teve foi uma cartada da autora de nos deixar criando várias interpretações, mas acredito que a proposta do conto daria um gancho ótimo para algo maior. Daria um bom livro de fato.

No mais, Gillian é maravilhosa e eu amo seus livros. Amo sua escrita geniosa e suas ideias ousadas. Ela tem ingredientes fabulosos, que no conjunto deixam suas obras com uma notoriedade ímpar e que continuam fazendo jus a todos os adjetivos e aplausos que lhes são atribuídos. Não é o seu melhor trabalho, mas fica recomendadíssimo.

6 comentários:

  1. Oi Thay!
    Da Gillian só li Garota exemplar e esse conto. Confesso q não curti muito esse O adulto, e o final não me covenceu muito.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Thay

    qd me refiro a Gillian eu sempre digo: 'acho q sou romântica demais pra mente da Gillian' kkkkkkkkkkkkk
    genteeeeeee, n consigo acreditar que ela tem tanta coisas louca pra escrever kkkkkkkk

    eu tive medo desse conto, sério, me pertubou um bocado e fiquei meio fora de órbita qd ele acabou!

    Li 'Garota Exemplar' e apesar de achar genialmente maquiavélico, eu n gostei. N consigo aceitar o caráter ou a falta dele nos personagens... n consigo descrever cm me sinto lendo Gillian Flynn, é isso kkkkkkkkkkkkkkk

    Bjooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thay!
    Esse conto é sempre bem elogiado. Creio que, se algum dia eu for ler algo da Gillian, irei começar por ele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Thay ^-^
    Que livro legal, é bastante original o enredo. E quem não gosta de um conta? É tão gostoso de ler. Sua resenha continua maravilhosa ^-^ É ótimo vir ler suas resenhas <3
    Beijos ^-^

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay,
    Ainda não li nada da Gillian, mas eu assisti Garota Exemplar e fiquei empolgada para conhecer melhor a autora, porque foi beeeem surpreendente. Uma pena que eu não estou mais acostumada a ler o gênero, porque por ai sei que será uma leitura mais lenta. rs
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar-me um recadinho?
Sua opinião é muito importante ♥